ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Juiz da Ficha Limpa pede em Mato Grosso que eleitores “valorizem o voto”

Data: Sábado, 26/05/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News

 

O juiz Marlon Reis, um dos idealizadores e redatores da “Lei da Ficha Limpa” pediu aos eleitores que valorizem o voto nestas eleições. Foi durante palestra proferida para centenas de pessoas no Cenarium Rural, no Parque de Exposições, em Cáceres, região Oeste de Mato Grosso – uma das cidades onde a disputa política é mais intensa no Estado. “Não somos vítimas e nem coitadinhos. Temos a força. Vamos valorizar o voto e votar em políticos sérios e comprometidos com a causa pública” – propagou o magistrado.

 

Segundo o juiz, existem, pelo menos, 20 itens que podem enquadrar o político na lei Ficha Limpa, ou suja. “Essa é uma lei que veio de baixo para cima numa mobilização social de combate a corrupção nas eleições” sintetizou afirmando que “ela não resolve todos os problemas, mas contribui de forma significante para corrigir falhas e impedir que políticos ou pessoas mal intencionadas permaneçam ou ingressem na vida pública”.

 

Políticos que cometeram crimes contra administração pública; tiveram contas rejeitadas pelos tribunais ou praticaram ações que caracterizam improbidade administrativa estão inseridos na Lei da Ficha Limpa e, automaticamente, inelegíveis.

 

Além de discutir a lei, o juiz lançou um livro sobre Direito Eleitoral, em Cáceres. Pela segunda vez, no município, Marlon Reis, teve agenda lotada na cidade. Das 7h às 8h ele participou do programa Canal Aberto da Rádio Club FM; às 8h15 participou do programa Alto Astral da Rádio Difusora. Das 8h30 às 14h45 participou de encontros com acadêmicos e docentes da Unemat; estudante do CEAF, Colégio Adventista, CEOM, Demétrio Costa Pereira e Escola Agrotécnica Federal de Cáceres.

 

Marlon Reis e o juiz de Cáceres, Geraldo Fidelis, se  reuniram com representantes da Loja Maçônica União e Força e rotaryanos do Distrito 4.440 e também proferiu a palestra “Ficha Limpa – Novo Direito Eleitoral”.

 

De acordo com o juiz local, Geraldo Fidélis, o momento tem como proposta, oportunizar políticos, professores, alunos e a comunidade em geral, conhecimento e discussões sobre preceitos da que dá um novo direcionamento ao processo eleitoral.


O evento contou com apoio do Campus da Unemat em Cáceres, Departamento de Direito, lojas maçônicas, clubes de serviços, sindicatos, faculdades, Jornal Expressão, e demais organismos da sociedade civil organizada