ARIPUANÃ, Quarta-feira, 01/05/2024 -

NOTÍCIA

Gestão da frota da Sefaz reduz despesas com veículos oficiais

Data: Sábado, 26/05/2012 00:00
Fonte: Odocumento

A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) adotou novo modelo de gestão da frota e, assim, conseguiu reduzir as despesas com combustíveis e manutenção de veículos oficiais. A economia foi de R$ 419,5 mil em 2011 na comparação com 2010.

 

Uma das medidas do novo modelo a permitir a redução foi a renovação da frota. A Sefaz também economizou despesas com locação. Em 2011, foram devolvidos 20 veículos à locadora, o que resultou em uma economia de R$ 337 mil.

 

Outra medida do novo modelo é o controle do uso dos veículos, com normas que visem à responsabilidade individual com a coisa pública, à conservação da frota, à redução de custos e à segurança dos servidores transportados e dos próprios condutores oficiais (lotados na Gerência de Transportes – Gtran).

 

Um dos procedimentos é a verificação periódica, pelos condutores oficiais (lotados Gtran), do estado geral de itens básicos dos veículos, como abastecimento (combustível), água, óleo, pneus, lâmpadas etc, antes de liberá-los para utilização. Outro procedimento é que a gestão do uso dos veículos oficiais é efetuada conforme a região de destino, a rota a ser percorrida, a quantidade de pessoas transportadas e as atividades a serem executadas.

 

Em outras palavras, a Sefaz disponibiliza o veículo adequado para a missão, de forma a reduzir o desgaste natural do veículo, a otimizar o consumo de combustível e a oportunizar segurança aos servidores, buscando sempre a melhor relação custo/benefício na utilização dos recursos.