ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Chile aprova cirurgia de mudança de sexo em hospitais públicos

Data: Sexta-feira, 25/05/2012 00:00
Fonte: Folha Online

O governo do Chile aprovou nesta quinta-feira uma medida que permitirá transexuais a fazer cirurgia para mudança de sexo nos hospitais públicos do país. O Ministério de Saúde também aprovou as alterações nos protocolos de atendimento a homossexuais na rede de atendimento médico do país.

 

O país sul-americano também dará assistência psicológica e endocrinológica aos candidatos à mudança de sexo, que poderá ser feita em hospitais de Santiago, Concepción e Valparaíso, as três maiores cidades chilenas, a custo reduzido ou até de graça, dependendo da condição financeira do beneficiado.

 

Além da mudança, os bancos de sangue não poderão recusar doações de sangue e órgãos por sua condição sexual e os transexuais deverão ser atendidos com o nome social (diferente da identidade legal) em clínicas e hospitais. Em caso de cirurgia, eles também poderão ser alojados de acordo com o sexo de preferência.

 

O Chile implementou há um mês uma lei de igualdade de gênero que pune a discriminação a homossexuais e discute a união civil entre pessoas do mesmo sexo. As medidas passaram após a morte do jovem Daniel Zamudio, 24, morto após ser agredido por um grupo de neonazistas em fevereiro.

 

As cirurgias de mudança de sexo já são feitas pelo Estado em outros países da região, como Argentina, Brasil e Uruguai.