ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Novos destinos europeus tentam atrair turista brasileiro

Data: Sexta-feira, 25/05/2012 00:00
Fonte: Agencia Brasil

O cenário de crise na União Europeia e o aumento do turismo brasileiro no exterior estão fazendo com que novos destinos busquem atrair mais viajantes do Brasil, que têm fama de gastadores. Dados da Organização Mundial do Turismo, da Organização das Nações Unidas (ONU), mostram que os turistas brasileiros aumentaram em cerca de 30% seus gastos no exterior entre 2010 e 2011, de US$ 16,4 bilhões para US$ 21,2 bilhões. Com isso, o país passou do 18º para o 11º lugar no ranking dos que mais gastam em viagens internacionais.

 

A República Tcheca descobriu o valor dos turistas brasileiros em 2006, quando eles foram à Copa do Mundo da Alemanha e passaram por Praga. No ano seguinte, o país do Leste Europeu abriu um escritório turístico latino-americano para promover campanhas de marketing que atraíssem os viajantes da região.

 

"De lá para cá, os resultados foram crescentes em todos os anos", disse à BBC Brasil Luiz Fernando Destro, representante em São Paulo do escritório turístico da República Tcheca. "O país recebeu 43 mil turistas brasileiros em 2011, contra 11 mil em 2007."

 

O mais interessante para os tchecos, porém, não é o número de turistas, e sim o quanto eles gastam. "Os turistas brasileiros representam apenas 0,5% do total que visita a República Tcheca, mas seu gasto per capitadiário é o terceiro maior no país, só perdendo para o dos turistas da Rússia e do Japão", disse Destro.

 

"Percebeu-se que é um turista que dá lucro. Afinal, se você vai viajar 11 horas, vai querer ficar vários dias no país, vai querer um bom hotel, fazer compras e ver bons espetáculos."

 

A Dinamarca e a Hungria são outros países que, mesmo sem voos diretos, despertaram recentemente para a importância do turista brasileiro. Nos dois últimos anos, os escritórios turísticos dinamarquês e húngaro deram início a campanhas de marketing no Brasil, com foco em feiras setoriais e agentes de viagens.

 

Entre março de 2011 e de 2012, 33 mil brasileiros visitaram a Dinamarca (por via aérea e em cruzeiros), um crescimento de 30% em relação ao mesmo período anterior, informou Nikolas Mortensen, do escritório de turismo do governo dinamarquês.