ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Brasil perde para a Argentina por 111 a 0 no Sul-Americano de rúgbi

Data: Sexta-feira, 25/05/2012 00:00
Fonte: FOLHA/ MARCEL MERGUIZO DE SÃO PAULO

A seleção brasileira de rúgbi não enfrentava a equipe principal da Argentina há 19 anos. No reencontro, nesta quarta-feira, os argentinos fizeram 111 a 0 no Brasil, mesma diferença do placar no último confronto (114 a 3), em 1993.

 

A partida disputada no formato com 15 jogadores (o mais famoso, como na Copa do Mundo da modalidade) foi válida pela segunda rodada do Sul-Americano, disputado em Santiago, no Chile. Na estreia, os brasileiros (chamados de Tupis) perderam para o Chile por 19 a 6.

 

"A Argentina é uma das maiores potências do mundo. Possuem 65.000 jogadores na Província de Buenos Aires e tem jogadores profissionais espalhados pelo mundo afora. Os Pumas são top-10 do mundo há décadas", explica o presidente da CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), Sami Arap Sobrinho.

 

"Em campeonatos sul-americanos, justamente pela diferença técnica em relação aos demais países, a Argentina mandava seleções B, C ou provínciais (todas equipes, muito fortes), para propiciar jogos nivelados com as demais seleções", completa o dirigente brasileiro.

 

  Daniel Marenco/Folhapress  
Treino da seleção brasileira de rúgbi no Pan de Guadalajara, ano passado
Treino da seleção brasileira de rúgbi de 7 no Pan de Guadalajara, ano passado

Os argentinos (conhecidos como Pumas) são profissionais e estão entre os melhores do mundo. Atualmente a seleção é a sétima do ranking mundial (o Brasil está em 34º). Foi terceira colocada na Copa do Mundo de 2007, e caiu nas quartas em 2011.

 

Segundo o presidente da CBRu, ano passado, a Federacao Internacional "recomendou" que a Argentina e os demais países sul-americanos usassem suas melhores seleções em torneios custeados pela entidade. Por isso, esse ano, a Argentina utilizou sua equipe profissional (Pampas) que atua na África do Sul, reforçada por jogadores que estavam na Europa.

 

"Jogar contra os Pumas A é o mesmo que colocar uma equipe universitária brasileira de basquete jogar na NBA contra o New York Knicks", comparou. "Obviamente, não auxilia o desenvolvimento do rúgbi na América do Sul pois a diferenca técnica é brutal. O plano de alto rendimento da CBRu é de longo prazo e trabalharemos com técnicos neozelandeses (os melhores do mundo) para diminuir essa diferença em um prazo de 10 anos".

 

  William West - 9.out.11/France Presse  
Argentino disputam bola com os campeões mundiais All Blacks, nas quartas de final da Copa do Mundo do ano passado
Argentino disputam bola com os campeões mundiais All Blacks, nas quartas de final da Copa do Mundo de 2011

 

Este é o primeiro torneio dos treinadores neozelandeses Scott Robertson e Brent Frew à frente da seleção brasileira. A Nova Zelândia, famosa por sua seleção All Blacks, é referência no rúgbi mundial.

 

O Brasil volta a jogar nesta sábado, contra o Uruguai, encerrando a participação no Sul-Americano. Na estreia, os argentinos venceram o Uruguai por 40 a 5.

 

No rúgbi de 7 (formato da disputa olímpica em 2016 e dos Jogos Pan-Americanos) Brasil e Argentina se confrontam com mais regularidade.