ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Internacional bate o Coritiba na estreia do brasileirão

Data: Domingo, 20/05/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

O Internacional começou bem no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, a equipe do técnico Dorival Júnior jogou bem e venceu o Coritiba, por 2 a 0, no Estádio Beira-Rio. Leandro Damião e Dagoberto fizeram os gols da equipe gaúcha, ambos no primeiro tempo.

 

O Inter começou o jogo com tudo e, logo aos oito minutos, já vencia por 1 a 0. No entanto, o ritmo caiu e o Coxa passou a equilibrar as ações. Antes do fim do primeiro tempo, porém, Dagoberto ampliou a vantagem, dando tranquilidade ao Inter. Na etapa final, o Coritiba tentou adotar postura mais agressiva, mas foi o Colorado quem criou as melhores chances.

 

A equipe gaúcha volta a campo sábado, a partir das 18h30 (de Brasília), quando fará seu primeiro jogo como visitante: enfrenta o Flamengo, no Engenhão. O Coritiba estreia em casa no próximo domingo, contra o Botafogo. Antes disso, na quarta-feira, às 19h30, a equipe de Marcelo Oliveira recebe o Vitória, pela Copa do Brasil. Vencendo, o Coxa carimba vaga às semifinais da competição.

 

O jogo - Aproveitando o fato de jogar em casa e de atuar contra um Coritiba que poupou alguns titulares pensando na Copa do Brasil, o Internacional foi para cima em busca da vitória. Logo aos três minutos, criou a primeira chance: Dátolo escapou pela esquerda e cruzou para Leandro Damião, que serviu Dagoberto dentro da área. O camisa 20 colorado, no entanto, não conseguiu a conclusão.

 

A intensa movimentação do trio de meias formado por Oscar, Dátolo e Dagoberto era o grande trunfo do Inter. Trocando constantemente de posição, eles confundiam a marcação do Coxa. O primeiro gol, porém, surgiu em uma iniciativa de Leandro Damião: aos oito minutos, ele venceu a zaga na base da insistência, deu uma meia-lua curta em Emerson e ficou de frente para estufar as redes de Vanderlei: golaço, Inter 1 a 0.

 

O Internacional seguiu com maior posse de bola, mas parou de criar chances. Através de bons contra-golpes puxados por Lincoln e Renan Oliveira, o Coritiba cresceu no jogo. Aos 14, o lateral Gil apoiou bem e tocou para Renan Oliveira chutar por cima. Aos 28, Júnior Urso tentou um cruzamento e quase surpreendeu Muriel, que defendeu firme.

 

Quando o Coxa começava a gostar do jogo, o Inter fez outro golaço: aos 37, Dátolo achou Dagoberto na área. Ele tocou para Damião, que fez a parede, e recebeu de volta, chutando de primeira, no cantinho de Vanderlei: 2 a 0. O Coxa marcou aos 39, com Everton Costa, mas a arbitragem assinalou impedimento. O atacante paranaense parecia mesmo um pouco adiantado.

 

Marcelo Oliveira fez duas substituições para o intervalo: retirou Anderson Aquino e Willian para colocar Everton Ribeiro e Sérgio Manoel, o que deu maior liberdade para Renan Oliveira, um dos bons nomes da primeira etapa, chegar mais à frente. A primeira boa chance, porém, foi gaúcha: aos sete, Oscar lançou Damião, que ganhou na velocidade de Démerson e, mesmo desequilibrado, deu um toque na saída de Vanderlei. A bola mansamente foi à linha de fundo, quase entrando.

 

Com a tentativa do Coxa de propor o jogo, sobrava mais espaço para o Inter contra-atacar, algo raro no primeiro tempo. Aos 13, Dátolo puxou jogada em alta velocidade e serviu Oscar, que chutou para fora. Cinco minutos depois, o Coritiba quase descontou: Lincoln recebeu de Everton Ribeiro, driblou Rodrigo Moledo e arrematou para boa espalmada de Muriel.

 

Sem conseguir agredir o Inter, Marcelo Oliveira tirou Renan Oliveira e colocou Marcel, deixando o Coritiba num 4-3-3. Mas, com ainda mais espaços, o time gaúcho seguia mais perigoso: aos 32, Elton recebeu de Dagoberto na cara do gol, limpou o goleiro, mas nem chutou, nem cruzou, jogando a bola pela linha de fundo e perdendo uma chance incrível. Seis minutos depois, João Paulo quase fez um gol olímpico, cobrando escanteio no primeiro pau e obrigando Vanderlei a boa defesa. Aos 39, Leandro Damião recebeu de Oscar e chutou no travessão.