ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã: Mobilização marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração sexual contra menores

Data: Sexta-feira, 18/05/2012 00:00
Fonte: Redação e fotos: Top News/ Edson Prates

Os Coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS), de Aripuanã promoveram na manhã de hoje, uma mobilização alusiva ao Dia Nacional de Combate a Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado nesta sexta-feira dia 18 de maio em todo o país.

 

A data foi instituída por lei federal, em alusão a 18 de maio de 1973, quando uma menina capixaba, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.



A programação em Aripuanã teve início às 8h00min, com a caminhada que saiu da Praça São Francisco de Assis, passando pela Avenida 02 de Dezembro, com destino ao Centro de Educação Continuada Dardanellos. Na ocasião foram proferidas duas palestras acerca do tema.

 

O promotor de justiça, Dr. Mário Antero Silveira de Souza,falou sobre as características do agressor, quena maioria das vezes está na própria família da vítima. Segundo ele, casos de abusos contra menores em Aripuanã, têm chegado com frequência ao Ministério Público.

 

Pai e padrasto são os principais responsáveis pelos casos de agressões sexuais a menores ocorridas no seio familiar,mas o abusador de criança pode ser qualquer sujeito. Existem os que são exclusivos, que só sentem prazer com criança, e os não exclusivos, que também se relacionam com adultos” explicou.

 

Em seguida a psicóloga do CREAS, Jaqueline Tacada destacou a importância do diálogo entre professores e alunos sobre o assunto, já que eles passam maior parte do tempo junto com as crianças no ambiente escolar.

 

Jaqueline também explanou sobre os cuidados a serem tomados quando acontece a descoberta de casos relacionados a este tipo de crime na família. “Depois que foi descoberto o fato, a família precisa acolher a criança e saber abordar o assunto sem ela se sentir pressionada pelo que aconteceu.”

 

Além da participação da equipe do CREAS e das autoridades locais, o evento contou com a presença de pais, diretores de escolas, professores, agentes comunitários de saúde e da imprensa local. A campanha terá continuidade através de palestras que serão realizadas nas escolas de Aripuanã.