ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: alunos da Unemat capturam maior morcego das Américas

Data: Sexta-feira, 16/07/2010 00:00
Fonte:

Fonte: ExpressoMT/Marco Domingues com colaboração Ricardo Firmino de Sousa

Dois alunos que fazem mestrado no Campus de Nova Xavantina coletaram a espécie com 80 cm de envergadura
 
Depois da captura esta semana do maior morcego já identificado das Américas, o curso de mestrado sobre “Ecologia e Conservação”, dos estudantes Ricardo Firmino de Sousa e Carlos Kreutz, do campus da Universidade Estadual de Mato Grosso da cidade de Nova Xavantina, nunca mais será o mesmo.

A dupla conseguiu capturar um morcego com 80 centímetros de envergadura, o que significa que a espécie mede, de uma ponta da asa à outra, quase um metro de comprimento. Com vistoso tamanho, seu peso chegou a 175 gramas.

A façanha aconteceu na noite do último domingo, próximo ao Córrego Estilac, zona rural da cidade.

A coleta faz parte da dissertação de Ricardo, que analisa a diversidade de morcegos no município.

De acordo com o mestrando, a espécie é rara. Para ele, a descoberta do exemplar no Cerrado pode sinalizar a necessidade de estudos com morcegos neste bioma.

Segundo a assessoria de imprensa da Unemat, depois da extração de material para estudos genéticos, o morcego irá integrar a coleção de quirópteros (morcego, em grego) do Campus de Nova Xavantina.

O próprio órgão identificou que trata-se de um morcego-fantasma-grande, da espécie Vampyrum spectrum. É o primeiro registro da espécie no bioma do Cerrado, segundo a assessoria de imprensa da Unemat.