ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Brasileiros carregam tocha olímpica bancados por patrocinadores

Data: Quinta-feira, 17/05/2012 00:00
Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO/ MARCEL MERGUIZO

A chama olímpica passa da Grécia para o Reino Unido, nesta sexta-feira, para acender de vez os negócios dos Jogos de Londres.

 

No discurso oficial, o revezamento da tocha vai ser feito por 8.000 pessoas com histórias inspiradoras até a cerimônia de abertura, em 27 de julho. O trajeto de 12.800 km até o Estádio Olímpico, porém, serve também para agradar dezenas de empresas e exibir os patrocinadores oficiais do evento Coca-Cola, Lloyds TSB e Samsung.

 

Divulgação/British Airways
O comissário Fernando Goldberg vai carregar a tocha olímpica na véspera da abertura dos Jogos de Londres
O comissário Fernando Goldberg vai carregar a tocha olímpica na véspera da abertura dos Jogos de Londres

 

O caráter comercial do revezamento, recorrente nos eventos olímpicos, fica evidente ao localizar brasileiros anônimos na lista do evento.

 

Em contato com a Folha, dois deles contaram que foram escolhidos porque as empresas nas quais trabalham são patrocinadoras dos Jogos e tinham o direito de indicar funcionários. Um terceiro este com ligação direta com a Olimpíada, é um jornalista convidado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

 

"Já cobri umas oito ou nove olimpíadas. E, desta vez, o COI me convidou. Para mim é uma homenagem muito bonita, um momento de satisfação", afirma Edson Afonso, 67, que diz já ter respondido a "uns 30" e-mails com detalhes pessoais, de processos penais a preferência sexual.

 

"Você também assina um contrato dizendo se aceita ou não patrocínio no seu uniforme. Senti no ar que devia aceitar", afirma o jornalista e fotógrafo que vai carregar a tocha em 23 de julho, em Merton, arredores de Londres.


 

Divulgação/UTE Norte Fluminense
A analista Rose Moreira recebe troféu enviado pela EDF para todos os funcionários selecionados para carregar a tocha olímpica
A analista Rose Moreira recebe troféu enviado pela EDF para todos os funcionários selecionados para carregar a tocha

 

Quem vai estar ainda mais perto do momento em que a chama chegará ao Estádio Olímpico é o comissário de bordo Fernando Goldberg, 50, que levará a chama na véspera da abertura.
Carioca, como Afonso, ele é um dos 40 escolhidos da British Airways, companhia aérea oficial dos Jogos. O avião dourado que amanhã vai levar a chama até os britânicos, aliás, é da empresa.

 

Goldberg conta que foi indicado pela própria chefia por sua dedicação de 23 anos à empresa. "É o topo da minha carreira", diz o comissário que trabalha nos voos do Brasil para Londres.
A inspiração que fez a gerente de tripulação o inscrever no concurso interno, segundo ele próprio, veio do período de 15 meses em que continuou voando mesmo com a mãe doente, no Rio. Ela acabou morrendo há três anos.

 

A história o levou ao revezamento onde vai correr cerca de 300 metros "em zigue-zague para durar mais tempo". Como funcionário da British, Goldberg ainda ganhou dois ingressos para assistir às semifinais do tênis na Olimpíada, em Wimbledon.

 

Arquivo Pessoal
O jornalista Edson Afonso fotografa durante a Olimpíada de Los Angeles, em 1984
O jornalista Edson Afonso fotografa durante os JOgos Olímpicos de Los Angeles, em 1984

 

Os nomes de outros dois brasileiros foram divulgados pelos organizadores. São eles o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze em Atenas-2004, e a apresentadora Mylena Ciribelli, da Rede Record, detentora os direitos de transmissão de TV no país.

 

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, já carregou a tocha na última semana, na Grécia, onde ela foi acesa.

 

Já a carioca Rose Moreira, 48, analista contábil da Usina Termelétrica Norte Fluminense, do grupo EDF, patrocinador da Olimpíada, precisou de um concurso. A empresa podia indicar 70 funcionários de todo o mundo, e Rose foi a escolhida do país. Ela vai carregar a chama em 24 de maio, em Ledbury.

 

"Tive que escrever um texto que falasse da relação do meu trabalho com o espírito olímpico. Pensei que os Jogos requerem uma energia pessoal, superação. E escrevi: 'A energia que movimenta os atletas também movimenta a sua empresa'", conclui.

 

Yannis Behrakis/France Presse
A tocha e a chama olímpica chegam à Acropolis, em Atenas
A tocha e a chama olímpica chegam à Acropolis, em Atenas

 

BECKHAM

 


O inglês David Beckham vai ser o responsável por levar a chama olímpica ao Reino Unido, amanhã. O jogador de 37 anos do Los Angeles Galaxy, dos Estados Unidos, vai participar da cerimônia formal de entrega do fogo em Atenas, na Grécia, berço dos Jogos.

 

Embaixador da candidatura britânica em 2005, o ex-capitão da seleção que ainda sonha em disputar a Olimpíada, vai levar a chama de avião, acompanhado por cinco jovens, das ruínas gregas para uma base naval no sudoeste da Inglaterra.

 

O revezamento, no sábado, vai ser iniciado pelo velejador tricampeão olímpico Ben Ainslie, em Land's End.

 

 

  Editoria de Arte/Folhapress