ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

COL vê risco de 4 estádios da Copa serem subutilizados: Brasília, Cuiabá, Manaus e Natal

Data: Quarta-feira, 16/05/2012 00:00
Fonte: UOL

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) está preocupado com a utilização de quatro estádios do Mundial de 2014 após o torneio. O diretor executivo de Operações do órgão, Ricardo Trade, admitiu nesta quarta-feira que as arenas de Brasília, Cuiabá, Manaus e Natal correm risco de serem pouco usadas depois da Copa. Por isso, o COL pretende ajudá-las a buscar soluções para o possível problema. “Essas cidades precisam estar atentas e nós vamos ajudar a encontrar soluções.”

 

Trade participou nesta quarta-feira de um seminário promovido pela Câmara dos Deputados sobre a gestão dos estádios da Copa. Lá, ele foi questionado por deputados sobre a sustentabilidade econômica de estádios de cidades-sede sem grande tradição no futebol.

 

O representante do COL disse que algumas cidades terão mais dificuldades que outras para manter suas arenas. Entretanto, ele ressaltou que todas elas têm várias alternativas para manterem seus estádios viáveis economicamente depois do final da Copa do Mundo.

 

Uma das alternativas é fazer com que esses estádios se tornem pontos turísticos. Assim, eles passariam a receber visitantes que pagariam para entrar no estádio, conhecer vestiários, salas de troféus e outras instalações. “Na Allianz Arena, na Alemanha, há passeios que custam entre 15 e 36 dólares por pessoa”, exemplificou Trade.

 

Outra alternativa é reivindicar que os estádios da Copa com taxa mais baixa de utilização passem a ter prioridade para receber jogos da seleção brasileira. “Temos sorte de o presidente do COL [José Maria Marin] ser também o presidente da CBF”, afirmou Trade, que acredita neste tipo de parceria com a CBF.

 

O diretor de seleções da confederação, Andrés Sanchez, representou Marin no seminário e ratificou a possibilidade de acordos com a CBF. “Nós temos fazer uma parceria CBF, federações e clubes porque temos muito o que fazer nos estádios.”