ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ibama prende seis suspeitos por exploração ilegal de madeira em MT

Madeiras ameaçadas de extinção eram vendidas ilegalmente. Fiscais do órgão chegaram até o local da exploração após denúncias.

Data: Segunda-feira, 14/05/2012 00:00
Fonte: G1 MT

 

Seis suspeitos de comercializar ilegalmente madeira em Mato Grosso foram presos em flagrante, na sexta-feira (11) na cidade de Paranaíta, a 549 km de Cuiabá, em uma operação de fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama). Segundo informações do órgão federal, os suspeitos faziam parte de um esquema de comercialização de madeiras que eram retiradas de áreas protegidas. A principal espécie explorada era a castanheira, árvore que pode chegar a até 25 metros de altura.

 

De acordo com o coordenador da, Émerson Luiz Servello, as castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção. “O corte e o uso dessas árvores são proibidos sob qualquer aspecto”, afirmou. As madeiras eram retiradas ilegalmente e, conforme o Ibama, eram vendidas para empresas ligadas ao setor da construção civil.

 

Os fiscais disseram que chegaram até ao local onde as árvores eram retiradas após denúncias anônimas recebidas através da chamada “Linha Verde”, canal direto para o recebimento de denúncias de crime ambiental. O gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva, destacou que o cidadão é um parceiro da fiscalização na medida em que denuncia as práticas ilegais de exploração de madeira. “Com a participação ativa e intensa da sociedade, ganha o meio ambiente e o próprio cidadão. Só quem tem a perder é o mau feitor”, avaliou. O telefone da Linha Verde é o 0800 61 8080. A ligação é gratuita, e o denunciante não precisa se identificar.