ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Em ano de eleição, Dilma lança pacote social com enfoque no Norte e Nordeste

Data: Segunda-feira, 14/05/2012 00:00
Fonte: FOLHA/ FLÁVIA FOREQUE DE BRASÍLIA

O anúncio de medidas em benefício de mulheres e crianças deu o tom do pronunciamento à nação feito pela presidente Dilma Rousseff neste domingo (13), Dia das Mães. Ela destacou que o plano, lançado em ano eleitoral, dará maior atenção às regiões Norte e Nordeste, onde se concentram a maior parte das famílias em extrema pobreza.

 

"78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem nessas duas regiões, e 60% delas estão no Nordeste. Ou seja, regiões mais pobres, crianças mais desprotegidas, mães e pais entregues historicamente à sua própria sorte", afirmou a presidente em mensagem transmitida em rede nacional de televisão e rádio.

 

Chamado de "Brasil Carinhoso", o programa é dividido em três eixos e prevê, por exemplo, a garantia de uma renda mínima de R$ 70 a cada membro das famílias extremamente pobres com pelo menos um filho de até seis anos. "É uma ampliação e um reforço muito importante ao Bolsa Família", justificou a presidente.

 

A intenção é que governos federal, estaduais e municipais se empenhem na missão de erradicar a miséria no país - segundo Dilma, essa é a "principal bandeira" de seu governo.

 

"O 'Brasil Carinhoso' faz parte do grande programa Brasil sem miséria, que estamos desenvolvendo com sucesso em todo o território nacional, e será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no nosso país", disse a presidente.

 

O plano quer também ampliar a cobertura de programas de saúde para crianças de até seis anos, aumentando o controle de doenças como anemia e deficiência de vitamina A nessa faixa etária, e garantindo remédio gratuito contra asma em unidades de farmácia popular.

 

A presidente afirmou ainda que o governo vai ampliar o acesso das crianças mais pobres a creches - a construção de novas unidades foi uma bandeira de sua campanha.

 

Segundo dados de 2010, apenas 23,6% das crianças entre 0 e 3 anos estão matriculadas em creches. Por meio do programa Proinfância, a intenção do governo é construir 6.427 unidades até 2014. De acordo com dados do Ministério da Educação, desse total, 411 unidades foram concluídas

 

O pacote de benefícios vai ser detalhado amanhã em cerimônia no Palácio do Planalto.

 

1º DE MAIO

 

O último pronunciamento nacional da presidente ocorreu no Dia do Trabalho, há duas semanas, quando Dilma elevou o tom e cobrou dos bancos privados uma redução mais expressiva das taxas de juros.

 

"Os bancos não podem continuar cobrando os mesmos juros para empresas e para o consumidor, enquanto a taxa básica Selic cai, a economia se mantém estável e a maioria esmagadora dos brasileiros honra, com presteza e honestidade, os seus compromissos. O setor financeiro, portanto, não tem como explicar essa lógica perversa aos brasileiros", afirmou na ocasião.