ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Palhaços invadem congresso de saúde no RJ

Data: Segunda-feira, 14/05/2012 00:00
Fonte: foto e produção de Nadine Fernandes

O Ministério da Saúde adverte: circo faz bem à saúde. Este é o mote de uma nova campanha realizada em conjunto com o Ministério da Cultura.


Esta discussão esteve fortemente presente no 10º Congresso Internacional da Rede Unida, realizado esta semana na cidade maravilhosa. Com a temática “Educação, saúde e participação: a ousadia de construir redes produtoras de vida no cotidiano”, o evento foi dividido em cinco eixos: educação, trabalho, gestão, participação e Rede Unida: trazendo para a cena histórias de ousadia na educação e na saúde. Estimativas da organização do evento afirmam que pelo menos 6000 estiveram presentes  este grande congresso, que contou ainda com a realização de diversos eventos paralelos sobre saúde.

 

Dezenas de artistas estiveram presentes: músicos, atores, malabaristas, dançarinos, etc. Um alegre destaque foi a participação e a presença de mais de uma dezena de palhaço ao longo dos dias do evento. Os palhaços posaram para fotos, receberam os participantes, fizeram intervenções e exibição de números e gags. Houve até mesmo a apresentação de trabalhos científicos feitas por palhaços. A intensa valorização de arte e da alegria para a  promoção da saúde, foi a grande responsável pela alegria dos palhaços presente no evento. Houve ainda um bom número de palhaços que não se apresentou, mas esteve presente para ouvir e compartilhar histórias sobre arte e saúde.

 

"Foi muito gratificante presenciar a arte ganhando destaque em um congresso como este. Espaços assim são importantes para fortalecer a relação entre saúde e arteentre arte e saúde,disseminando práticas e saberes relacionados a estas que se mostram eficazes no dia-a-dia.

 


Poder estar num congresso da Rede Unida como palhaça, mostrando meu trabalho e minha proposta de intervenção para idosos evidencia que a saúde realmente vem sendo pensada com um olhar mais ampliado do que apenas ausência de doenças." - comenta a bacharel em psicologia e artista de rua Adriana Lemos.

 

Em dupla com o Palhaço Da Lapa (o mestre em ciências Leonardo Melo), Adriana Lemos encarnou a Dona Magnólia e realizou intervenções palhaçais na terça-feira, data em que apresentou em conjunto com seu colega um trabalho sobre a organização e os benefícios de um programa visitas de palhaços para idosos em instituições de longa permanência (os ainda chamados asilos). "A ideia é que o palhaço gere alegria  e promova saúde para o idoso" - comenta Leonardo.

 

Durante todos os dias do evento, a Escola Nacional de Circo também esteve presente: seus artistas brincaram e ajudaram a tornar todos os espaços do evento mais humanizados e divertidos. A experiência também foi gratificante para os artistas, conforme comentou Cinthia Nunes, a palhaça Rita Roberta:  "Adoramos participar deste evento. Como é bom poder trazer alegria num evento de saúde". Cinthia está se apresentando atualmente no Circo Europa Cirkus, em São Gonçalo-RJ.

 

Quem também esteve presente no congresso da Rede Unida foi o ator Marcos Frota, proprietário do Unicirco. A mesa em que Marcos participou tinha como temática arte, educação e saúde: construindo um território de ação interdisciplinar de aprendizagens. Com a temática circo e saúde, Marcos falou sobre suas experiências e sobre cultura da paz. Logo após a fala do Marcos Frota, Rafael Senna, o Palhaço Muzzarela, apresentou alguns de seus números, divertindo a plateia. Em seguida, nesta mesma távola, houve uma palestra com a educadora Cléo Lima, falando sobre como a brincadeira integrou policiais e moradores e elevou a auto-estima de crianças moradoras do Complexo do Alemão.

 


CONGRESSO REDE UNIDA

 

Os congressos da Rede Unida são conhecidos por agregar um conjunto diversificado de atores, reunindo docentes e estudantes das profissões da saúde e relacionadas, trabalhadores dos serviços de saúde, residentes e representantes de organizações comunitárias, controle social e movimentos sociais para o debate em torno da saúde, da educação, do trabalho em saúde e da participação cidadã, na perspectiva do fortalecimento do SUS.