ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Professores cogitam bloquear rodovia que liga Cláudia a Sinop

Data: Quarta-feira, 09/05/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Weverton Correa

Professores e funcionários de apoio da rede municipal de educação em Cláudia (80 km de Sinop) cogitam bloquear a MT-423, que liga a cidade a Sinop, a partir do dia 21. O diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Antônio Cândido da Silva, explicou, ao Só Notícias, ser uma das formas analisadas de pressionar a prefeitura pelo pagamento do piso salarial nacional no valor de R$ 1.451.



Segundo o diretor, reuniões já aconteceram a cerca do aumento com o prefeito Vilmar Giachini (PMDB), porém, sem sucesso. A última proposta feita foi rejeitada. Ele mencionou que "foi proposto 2,9% para os professores e 5% aos profissionais de apoio". Percentuais que avaliou serem pequenos diante do valor mínimo, que disse ser pago aos educadores, hoje, na cidade: R$ 890.



Desde segunda-feira (7), os professores iniciaram uma operação que denominaram "Tartaruga", a fim de chamar a atenção da gestão para o aumento. "De manhã, eles tem dado aula até às 9h, e à tarde, até às 15h. Depois desses horários os alunos são liberados e tem deveres para fazer em casa", explicou o diretor regional do Sintep.



Antônio afirmou que há uma reunião marcada com o prefeito para amanhã. Se as negociações não avançarem, a rodovia deve ser fechada. Se isso não surtir efeito, afirmou que os professores devem acampar em frente à prefeitura.



Outro lado


O prefeito Vilmar Giachini afirmou, ao Só Notícias, que a prefeitura ofereceu aos professores o que tem condições de arcar. Ele destacou que mesmo sendo utilizado, hoje, 100% dos recursos relacionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), não há condições de atender que é reivindicado pelo Sintep.



Segundo o gestor, o sindicato está a par das condições da prefeitura. "E o sindicato sabe disso (utilização de 100% do Fundeb). Não é porque a prefeitura não quer pagar. Ano passado, com reajustes que fizemos, conseguimos conceder 15% de aumento aos professores. O pessoal de apoio não teve nenhum percentual".



Vilmar afirmou que hoje deve ser apresentado aos professores a situação financeira da prefeitura, para um avanço nas negociações. Se não houver acordo e acontecer uma greve, disse que os maiores prejudicados serão aos alunos. Ele já antecipou que se isso ocorrer, os dias perdidos devem ser descontados. Sobre a possibilidade de bloqueio da MT, declarou que será um grande equívoco por parte do Sintep.