ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Juro da poupança pode mudar 1 vez por mês com novas regras

Data: Terça-feira, 08/05/2012 00:00
Fonte: FOLHA DE BRASÍLIA

Para que os poupadores saibam quanto vão ganhar na caderneta quando as novas regras forem usadas, o governo definiu que o cliente será informado, na data do depósito, de qual será o rendimento creditado 30 dias depois, informa reportagem de Sheila D'Amorim publicada na Folha desta terça-feira.

 

Para antecipar o ganho que terá 30 dias depois, o poupador deverá sempre considerar a Selic vigente no dia em que ele efetuou o depósito.

 

A ideia, segundo o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Babosa, é manter uma das características que fazem com que esse investimento seja popular: a facilidade de compreensão.

 

Pela regra em vigor até a semana passada, a caderneta assegurava ganho fixo de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a variação de TR (Taxa Referencial). Essa taxa se aproxima de zero quanto menor for o juro básico da economia estabelecido pelo Banco Central (a Selic).

 

Com a nova regra, se o BC reduzir os juros do patamar atual de 9% ao ano para 8,5% ao ano ou menos, a variação da TR é mantida, mas a remuneração fixa de 0,5% ao mês da caderneta passa a ser variável: 70% da Selic. E isso dificulta que poupadores saibam quanto vão ganhar.

 

 

  Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress