ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Santos vence Guarani com 2 de Neymar e cola a mão no tri estadual

Neymar comemora o terceiro gol do Santos sobre o Guarani, na final do Paulista, no Morumbi

Data: Segunda-feira, 07/05/2012 00:00
Fonte: FOLHA de SP/ VINÍCIUS BACELAR

Com dois gols de Neymar e um de Ganso, o Santos venceu o Guarani por 3 a 0, no Morumbi, na primeira partida da decisão do Paulista.

 

Com este resultado, o Santos conquista o tricampeonato do torneio com até uma derrota por dois gols de diferença. Se confirmado, será o terceiro tri Paulista na história do clube. Antes, só a geração de Pelé havia conseguido faturar a competição por três temporadas consecutivas.

 

Ao Guarani resta um êxito por quatro tentos ou mais de vantagem no próximo domingo, às 16h, novamente no Morumbi.

 

Se os campineiros superarem os santistas por três gols de diferença, o campeão Estadual será conhecido nos pênaltis. O volante santista Adriano não atuará no duelo final, pois recebeu o terceiro amarelo e está suspenso.

 

Antes de decidir o Paulista, o Santos vai enfrentar o Bolívar pela volta das oitavas de final da Libertadores, na próxima quinta-feira, na Vila. Na ida, os bolivianos venceram os brasileiros por 2 a 1.

 

Com os gols deste domingo, o artilheiro Neymar chegou ao 18º no Paulista. Pelo time litorâneo, ele já fez 104 tentos e agora é o maior artilheiro do clube na era pós Pelé, ao lado de Serginho Chulapa e João Paulo.

 

O JOGO

 

Apesar de mandar uma bola na trave aos 2min, em uma cobrança de falta de Elano, o Santos teve dificuldades para superar a defesa campineira no primeiro tempo.

 

Neymar conseguiu algumas jogadas individuais, mas não brilhou como em outras oportunidades. O camisa 11 provocou dois cartões amarelos para atletas bugrinos.

 

 

  Zanone Fraissat/Folhapress  
Ganso comemora com Arouca ao lado o primeiro gol da final do Paulista contra o Guarani, no Morumbi
Ganso comemora com Arouca ao lado o primeiro gol da final do Paulista contra o Guarani, no Morumbi

 

 

Já o Guarani teve uma boa chance com Medina, substituto de Fumagali. Mas, livre na área, ele isolou a bola, aos 16min.

 

Ambos os times pediram um pênalti cada. Os campineiros viram toque intencional de Durval, com o braço, na área. Os santistas reclamaram de uma dividida entre Domingos e Alan Kardec. O árbitro Wilson Seneme nada assinalou nas duas jogadas.

 

O gol santista foi marcado por Ganso aos 42min do primeiro tempo. Neymar tocou a bola na área para Arouca, o volante não conseguiu o domínio e ela sobrou para Ganso. O meia bateu de primeira e contou com uma falha do goleiro Emerson, que não conseguiu espalmar a bola para fora da meta.

 

Na volta do intervalo, o técnico Vadão, do Guarani, tirou o volante Ewerton Páscoa, que já tinha amarelo, e colocou Willian Favone.

 

A exemplo da primeira etapa, a segunda também já começou com uma bola no poste. Desta vez, o lateral esquerdo Bruno Recife assustou os santistas com um chute de esquerda. Aranha ainda tocou na bola antes que ela se chocasse com a trave.

 

Aos 6min, Elano cobrou outra falta com perfeição. Emerson espalmou para escanteio e evitou o segundo tento da equipe litorânea.

 

Aos 20min, o lateral Juan deu um lindo passe para Ganso na meia-lua. O meia invadiu a área, tentou driblar o goleiro Emerson, mas a bola escapou. Neymar pegou a sobra e marcou.

 

Treze minutos depois, o camisa 11 quase fez outro. O atleta bateu colocado e a bola passou com perigo ao lado da meta campineira. Então o Santos administrou o resultado diante de 40 mil torcedores no Morumbi.

 

Aos 46min, Neymar recebeu lançamento na área, dominou no peito, driblou Domingos e fuzilou o goleiro Emerson.

 

 

  Danilo Verpa/Folhapress  
Neymar dispara em jogada ofensiva do Santos contra o Guarani, no Morumbi
Neymar dispara em jogada ofensiva do Santos contra o Guarani, no Morumbi