ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Apenas 9% dos médicos do Amazonas atuam no interior, diz CRM

Segundo o chefe do Departamento de Fiscalização da CRM, de 20% a 30% das mortes no interior do Estado ocorrem sem assistência médica.

Data: Sábado, 28/04/2012 00:00

Presidente do Conselho Regional de Medicina alertou que quase todas as unidades de saúde interioranas estão com problemas de estrutura ou de falta de médicos especializados.

 

Manaus - O Conselho Regional de Medicina do Estado do Amazonas (CRM-AM) apresentou, nesta sexta-feira (27), relatórios de fiscalizações que constatam falta de estrutura hospitalar adequada e condições precárias nos serviços de saúde no interior do Estado. Segundo os levantamentos, apenas 9% dos médicos do Amazonas atuam no interior.

 

O presidente do CRM-AM, Jefferson Jezini, alertou que quase todas as unidades de saúde interioranas estão com problemas de estrutura ou de falta de médicos especializados. “A preocupação também é que a maioria dos médicos que atuam nas outras cidades são mais antigos e estão se aposentando. Não está havendo substituição e a situação está prestes a entrar em um colapso”, declarou.

 

Jezini alertou para a desproporção na estrutura médica entre o interior e a capital. “Só na capital se encontra unidades de saúde secundarias e terciárias, como as policlínicas e as unidades básicas. No interior, só se encontra postos de saúde e faltam equipes completas. Como é que um único médico pode prestar serviços pra atender toda a população de uma cidade?”, questionou.

 

O chefe do Departamento de Fiscalização da CRM, Antônio de Pádua, revelou que pelo menos metade dos óbitos no interior do Amazonas poderiam ter sido evitados por uma equipe médica qualificada. “Cerca de 20% a 30% das mortes no interior do Estado ocorrem sem assistência médica. Geralmente, as pessoas já chegam aos postos muito doentes em razão das condições precárias de saneamento. No posto, tem apenas clínicos gerais”, observou.

 

Jefferson Jezini informou que, no dia 20 de abril, foi enviado pela segunda vez um ofício ao governador Omar Aziz solicitando uma reunião para tratar do assunto. A assessoria da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) comunicou que não recebeu nenhum ofício desse tipo.

 

Os municípios fiscalizados pela CRM-AM foram Anamã, Anori, Autazes, Barreirinha, Beruri, Boa Vista do Ramos, Caapiranga, Careiro, Careiro do Castanho, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Nova Olinda do Norte, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Gabriel da Cachoeira, Silves e Urucurituba.