ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Juína recebe aprovação do Polo da UAB/Unemat

Data: Sábado, 28/04/2012 00:00
Fonte: Marcos Di Perez / TV Record de Juína

A consultora do Ministério da Educação e Cultura e representante da Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) esteve nesta quinta – feira (26.04) em Juína, para avaliação e aprovação do polo da UAB ( Universidade Aberta do Brasil) no município.

 

A consultora avaliou, local e toda estrutura onde deverá receber em Julho, cerca de 50 acadêmicos do curso de Administração Pública, que fizeram sua inscrição no site da Unemat.

 

A Coordenadora do Polo da UAB em Juína, Célia Aparecido Benedito, disse que a visita da consultora foi para formalizar a Universidade Aberta do Brasil “Estamos felizes porque é uma luta de dois anos para a implantação deste Polo no município” – frisou.

 

Os cursos são ofertados por meio da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unemat) e integram o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) e têm por objetivo a formação e qualificação de pessoal em nível superior visando ao exercício de atividades gerenciais e do magistério superior.

 

O vestibular unificado será realizado dias 27 e 28 de maio em Juína. As provas deverá iniciar logo em seguida no Polo localizado anexo a Casa da Cultura Juinense.

 

O que é

 

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

 

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas.

 

Assim, o Sistema UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as universidades públicas e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada. Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.