ARIPUANÃ, Sábado, 20/04/2024 -

NOTÍCIA

Concurso da Caixa Econômica Federal deve ser anulado, sugere Anpac

Data: Sexta-feira, 27/04/2012 00:00
Fonte: Momentoverdadeiro

O ‘Concurso Público da Caixa Econômica Federal’ registrou 1,1 milhão de inscritos em todo o país. O certame oferecia oportunidades de nível médio para formação de cadastro de reserva no cargo de técnico bancário. De acordo com o edital de abertura, os salários oferecidos são de R$ 1,7 mil. Além dos rendimentos, o documento trazia a possibilidade de participação nos lucros e resultados da instituição, oferecia plano de saúde e de previdência complementar, auxílio-alimentação e auxílio-cesta de alimentação. A jornada de trabalho seria de 6h diárias e 30 semanais. Os candidatos convocados iriam trabalhar com atendimento aos clientes e executar tarefas bancárias e administrativas.



Entretanto suspeitas de fraudes no concurso público estão provocando cada vez mais rumores e, mesmo com a tentativa de acalmar os mais revoltosos, a Fundação Cesgranrio, organizadora do certame, não conseguiu abafar o fato de que a segurança foi falha no dia da aplicação dos exames objetivos e discursivos.



O presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), Ernani Pimentel, a explicação da organizadora é simplista. "Concurso público é coisa séria, o processo de organização tem que ser rigoroso. Com essas denúncias de fraude, eles demonstram que não foram bem treinados, a própria banca reconhece que a provas deveriam ficar 40 dias guardadas para evitar maiores problemas. O importante é que se faça a investigação, até mesmo para provar que não houve nada tão grave que prejudique a seleção", afirma.


Pimentel diz ainda que o certame deve sim ser anulado se as suspeitas forem comprovadas. "A organizadora diz que o descarte dos cadernos de provas aconteceu no dia seguinte à realização dos exames, o que não garante muita coisa. Mas, se isso for comprovado, ainda é melhor do que a ideia do descarte ter sido feito no próprio domingo, o que seria bem mais grave e implicaria na suspensão do concurso".


*Com informações do Correioweb