ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Caixa vai anunciar redução de juros para financiamento de imóveis

Data: Quarta-feira, 25/04/2012 00:00
Fonte: Terra

A Caixa Econômica Federal vai anunciar redução de juros para financiamento de imóveis. Segundo comunicado enviado à imprensa, o anúncio da redução com os detalhes (como taxas de juros que serão praticadas e outras condições) serão anunciados nesta quarta-feira pela manhã.

 

Nesta 4ª, a Caixa também vai fornecer mais informações sobre o 8º Feirão da Casa Própria.

 

Ontem (23), o banco lançou uma linha de financiamento para a compra de móveis e eletrodomésticos da linha branca, destinada aos participantes do Programa Minha Casa, Minha Vida. Para a nova linha, serão disponibilizados R$ 2 bilhões e as operações poderão ser contratadas a partir de 4 de maio.

 

A previsão é que a linha atenda imediatamente cerca de 700 mil famílias. Esse número pode chegar a mais de 3 milhões de famílias, ao serem consideradas as que serão contempladas pelo programa, fases um e dois, até 2014.

 

As taxas variam de 1% a 2% ao mês, com prazo máximo de 48 meses. As taxas de juros serão definidas de acordo com a renda familiar dos interessados.

 

Entenda

 


- A taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic, é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) órgão do Banco Central (BC).


- Na última reunião, realizada na quarta-feira, o Copom abaixou a Selic de 9,75% para 9%
A Selic serve como referência para as outras taxas existentes na economia, mas a sua queda não implica em redução dos juros dos financiamentos imobiliários porque o dinheiro para os financiamentos vem, majoritariamente, da poupança e do FGTS


A poupança e o FGTS já tem taxas menores que a Selic; a poupança paga juros de 6% ao ano e o FGTS de 3%.