ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

PT sem acordo, define data para as prévias em MT

Data: Segunda-feira, 08/03/2010 00:00
Fonte:

Fonte:olhardireto

A briga entre os grupos aliados do deputado federal Carlos Abicalil (PT) e a senadora Serys Slhessarenko (PT) ficou ainda mais acirrada e está longe de um consenso. Mesmo com recomendação da Direção Nacional para a não realização de prévias, sem acordo, a Executiva Estadual agendou uma data para a eleição interna da legenda.

Neste fim de semana, a Executiva Estadual esteve reunida para discutir o calendário para definição de candidaturas na legenda para as eleições de 2010. Sem entrar num denominador comum, chegou a ser proposto que a decisão sobre o cronograma do partido fosse adiada para o dia 15 de março, porém por 25 votos a 16 aprovou-se a elaboração ainda neste domingo (7).

No entanto, a recomendação na Executiva Nacional poderá não valer em Mato Grosso, pois o partido já marcou o dia 18 de abril para a realização de eventual prévia, caso até a data definida não haja um acordo entre Abicalil e Serys, que se considera candidata natural à reeleição.

Os pré-candidatos ao Senado dentro do PT terão esta semana (8 a 12) para realizar a inscrição e apresentar a proposta de eventual apoio a candidato a governador de outro partido. O assunto será debatido no encontro estadual de tática eleitoral marcado para o próximo domingo (14).

Apesar do partido trabalhar com uma candidatura ao Senado, o calendário do PT prevê o período de 15 a 19 de março para inscrição eventual de pré-candidato a governador.

As candidaturas para proporcionais serão definidas somente em maio. No período de 13 a 19 de abril, os pré-candidatos a deputado federal e estadual poderão fazer suas inscrições e no dia 23 de maio será realizado o encontro estadual para definição de candidaturas.

Na sexta-feira (5), a Direção Nacional recomendou a todos diretórios regionais do PT que dispensassem as prévias, processo natural do partido quando há mais de um pré-candidato, e recomendou um entendimento entre os militantes, deixando a decisão final para Comissão da Executiva Nacional.

Apesar de Serys e Abicalil apoiarem a decisão da Nacional, a senadora diverge do deputado que defende a unidade dentro do partido e lembrou que em outros estados também existem disputa. No entanto para a petista, somente em Mato Grosso existe um candidato à reeleição, sendo assim, natural a preferência pelo seu nome.

Porém, Abicalil foi reeleito presidente regional do partido e tem mais peso no estado, conseguindo assim também ter maior representação na Direção Nacional, o que poderá ser “um balde de água fria” na candidatura de Serys. Por outro lado, a senadora posta que por ser mulher também levará vantagem, já que o PT terá uma candidatura mulher a presidente da República: a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef.