ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Força tarefa do Ibama Sinop aplica R$ 38 milhões em multas em 15 dias

Data: Segunda-feira, 23/04/2012 00:00
Fonte: Só Notícias/Alex Fama

Nos primeiros 15 dias de atuação, a força tarefa criada para julgar processos decorrentes de operações realizadas na região da Gerência Regional do Ibama em Sinop já aplicou multas que ultrapassam os R$ 38 milhões. De acordo com o balanço provisório, apurado hoje, foram contabilizados 14,6 mil hectares de área degradada entre exploração ilegal de madeira e desmatamento.



O município de Peixoto de Azevedo responde por 20% da área degradada, o que em números extensão representa 2.952 hectares. Em seguida vem o município de União do Sul com 2.200 hectares, ou seja, 15% do total. Mais atrás Nova Bandeirantes com 1.390 hectares, o que representa 9,5% da área total afetada.



Por meio da assessoria, a superintendente do Ibama em Mato Grosso, Cibele Ribeiro, disse que a força tarefa é uma ação que busca unir esforços para correta instrução e julgamento dos processos administrativos. "Primeiramente, vamos atuar em Sinop com autoridades julgadoras de Juína e Cuiabá, e pareceristas de Cuiabá. A ideia é ampliarmos as ações para as Gerências Executivas de Barra do Garças e Juína, nos mesmos moldes", explicou.



Os recursos financeiros foram disponibilizados pela Equipe Técnica Recursal, em Brasília. O objetivo maior da força tarefa será dar andamento aos casos mais emblemáticos, os que causaram maiores danos ambientais. Em relação aos pareceristas (quem instrui os processos), dentro dos grandes casos, serão priorizados os autos de infração lavrados em 2007, para que não caiam em prescrição. A estimativa é atingir 300 processos julgados ou instruídos nas três etapas previstas para o funcionamento da força tarefa, somente para a região de Sinop.



Conforme o gerente executivo do Ibama em Sinop, Evandro Selva, por ser de grande interesse econômico, tendo em vista sua posição geográfica, a região de Sinop sofre com exploração florestal e desmatamento ilegais para criar áreas de agricultura e pastagem. "As grandes operações demandam muitos processos, daí a necessidade da força tarefa para que esses processos sejam julgados e os infratores não fiquem impunes", avaliou, por meio da assessoria.