ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

10 cidades de MT são foco do Ibama este ano

Anuncio foi feito pelo Ibama; cerca de 600 homens vão participar das operações em Mato Grosso

Data: Domingo, 22/04/2012 00:00
Fonte: Repórter MT
Começa no próximo semestre o Plano de Ação para Combater e Controlar Queimadas no Estado de Mato Grosso. O Ibama anunciou que o trabalho ocorrerá em dez municípios: Brasnorte, Cocalinho, Cáceres, Comodoro, Cotriguaçu, Confresa, Nova Ubiratã, Novo Mundo, Luciara e São Félix do Araguaia.
 
 
As tarefas serão desenvolvidas em parceira com o Centro de Treinamentos de Prevenção e Combate aos Incêndios. O Centro é responsável por promover, coordenar atividades de educação, pesquisas e monitoramentos aos Incêndios Florestais no Brasil. Além disso, avalia os efeitos sobre o ecossistema, a saúde pública e a atmosfera.
 
 
“Cerca de 262 brigadistas serão responsáveis pelo combate do incêndio. Vale lembrar que serão responsáveis pelo combate de incêndios florestais apenas”, comentou o gerente estadual das brigadistas, Marlon Davine de Arruda.
 
 
Ainda de acordo com o gerente, após a constatação de incêndio, os municípios infratores sofrerão multas e outras penalidades. “No entanto, é bom lembrar desde já que, o intuito do plano não é aplicar multas e sim, combater os focos de incêndio”, ressaltou Marlon Davine de Arruda.
 
 
O período proibitivo de queimadas estende até outubro, porém poderá ser prolongado levando em conta as condições climáticas, fiscalizadas e analisadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (INPE). Conforme levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, nos primeiros três meses do ano foram constatados 120 focos de incêndio em todo o país.