ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Boca de urna aponta vitória de Hollande sobre Sarkozy na França

Sarkozy e Hollande votam na França; candidatos deverão participar de segundo turno em maio

Data: Domingo, 22/04/2012 00:00
Fonte: DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O socialista François Hollande é apontado como vencedor no primeiro turno das eleições presidenciais da França, de acordo com pesquisas boca de urna divulgadas neste domingo. As urnas foram fechadas às 20h locais (15h em Brasília).

 

De acordo com o instituto Ipsos, Hollande teria 27,4% dos votos, contra 25,7% do atual presidente Nicolas Sarkozy, conservador que tenta a reeleição. A ultradireitista Marine Le Pen teve 20% dos votos e o candidato de extrema-esquerda Jean-Luc Mélenchon, 10,5%.

 

O resultado é apontado também pela Harris Interactive, que mostra o socialista com 28,5% e o presidente com 27,5%. Marine Le Pen conseguiu 20,7%, enquanto Mélenchon chegou a 10,5%. Já o CSA mostra que Hollande tem 29%, Sarkozy aparece com 25%, Le Pen, 17%, e Mélenchon, 12%.

 

 

  Bob Edme/Associated Press  
François Hollande lidera a disputa presidencial na França, afirmam pesquisa de boca de urna
François Hollande lidera a disputa presidencial na França, afirmam pesquisa de boca de urna

 


Os números mostram um resultado de Marine Le Pen maior do que mostrado pelas pesquisas da última sexta, em que aparecia empatada com aproximadamente 15% dos votos com o candidato de extrema-esquerda, Jean-Luc Mélenchon.

 

Todas as pesquisas apontam uma abstenção de 20% durante o primeiro turno, menor do que a pensada para o pleito, estimada na última sexta entre 25% e 29%. No entanto, foi maior que em 2007, com 16,23%, e menor que o recorde histórico de 2002, em que 28% faltaram.

 

PARTICIPAÇÃO

 

A taxa de participação na eleição presidencial na França chegava a 70,59% às 17h locais (12h em Brasília), segundo o ministério do Interior.

 

O número é considerado bom pelo órgão, mas é menor que o registrado no mesmo horário no pleito de 2007, em que a participação chegou a 73,87% no primeiro turno. Ao meio-dia local (7h em Brasília), 28,29% dos eleitores franceses tinham sufragado, menos que os 31,21% registrados em 2007.

 

O pleito terminará às 20h em Paris (15h em Brasília) na área continental francesa. Nos territórios ultramarinos da França, onde a votação foi no sábado, Hollande aparece na frente de Sarkozy, de acordo com a televisão belga.

 

Em Saint-Pierre e Miquelon, arquipélago no oceano Atlântico norte, o socialista chegou a 33,75%, contra 18,75% do conservador, enquanto em Guadalupe, no Caribe, foram registrados 57% dos votos para Hollande e 23,4% para Sarkozy.

 

Esses números dissipam a preocupação com um forte índice de abstenção ao final de uma campanha que, segundo diferentes pesquisas, não empolgou os franceses. Cerca de 44,5 milhões de eleitores foram convocados às urnas para escolher os dois finalistas entre os dez candidatos na disputa.

 

CANDIDATOS

 

Os dois primeiros colocados nas eleições da França, o presidente Nicolas Sarkozy e o socialista François Hollande, votaram na manhã deste domingo. Eles são os favoritos para seguir para o segundo turno do pleito, no próximo dia 6.

 

O presidente conservador votou na capital Paris, junto com a primeira-dama, Carla Bruni. Após o voto de Bruni, Sarkozy saiu da seção eleitoral sem fazer declarações a partidários e jornalistas. O mandatário apenas cumprimentou alguns apoiadores.

 

Pouco antes, o candidato socialista sufragou na cidade de Tulle, na região central francesa, com sua mulher, Valérie Trerweiler. Hollande cumprimentou os membros da mesa de votação e deu uma volta por outros centros eleitorais da cidade. Após sair da escola onde votou, o postulante falou com a imprensa.

 

"Estou atento, mobilizado. O dia que começa vai ser um momento importante", afirmou Hollande.

 

Durante a tarde, o candidato vai para o escritório do Conselho Geral do departamento de Correze, onde esperará os resultados do primeiro turno.

 

Até o meio-dia local (7h em Brasília) todos os candidatos haviam votado. O candidato de extrema esquerda Jean-Luc Mélenchon votou em Paris, enquanto a postulante de extrema direita, Marine Le Pen, participou do pleito em Henin-Beaumont, no norte do país.