ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Conselho de Segurança faz sessão especial sobre violência na Síria

Data: Quinta-feira, 19/04/2012 00:00
Fonte: Rádio ONU Mônica Villela Grayley

Os países-membros do Conselho de Segurança estão reunidos, nesta quinta-feira, para discutir a situação da violência na Síria.

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participa do encontro, que também conta com a presença do embaixador sírio, Ibrahim al-Jafaari.

 

Manifestantes

 

Segundo as Nações Unidas, desde março de 2011, mais de 9 mil pessoas já morreram nos confrontos entre tropas do governo e manifestantes contra o presidente Bashar al-Assad.

 

No último dia 12, entrou em vigor uma cessação da violência, mas de acordo com agências de notícias, as duas partes denunciaram ataques mesmo após a implementação da medida.

 

Nesta quinta-feira, o enviado especial das Nações Unidas e da Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, informou, em nota, que o governo do país concordou com um protocolo que servirá de base para a formação de uma equipe avançada de observadores militares, a ser despachada para Damasco.

 

Plano de Seis Pontos

 

No último domingo, um grupo de seis monitores chegaram à capital síria para acompanhar a implementação da cessação de violência.

 

Ainda de acordo com o porta-voz de Kofi Annan, após ser despachada à Síria, a equipe de observadores militares formará um Mecanismo de Supervisão da ONU para apoiar o fim da violência e a implementação do plano de seis pontos, proposto por Annan