ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Arenápolis sediará seminário sobre gado leiteiro

Data: Quarta-feira, 18/04/2012 00:00
Fonte: Assessoria da prefeitura

O município de Arenápolis será sede nos próximos dia 28 e 29 de Abril (sábado e domingo) um importante evento para a cadeia produtiva do leite, que reunirá renomados palestrantes sobre temas diversos ligados ao gado leiteiro. O evento acontecerá nas dependências do Parque de Exposições “Governador Jayme Verissimo de Campos”, localizado no Bairro São Matheus, a partir das 07h da manhã e é dirigido a produtores rurais e assentados da região que integra o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico da Bacia do Alto Rio Paraguai.

 

O objetivo é fornecer informações importantes a cerca da melhor maneira de obter um bom rendimento do rebanho bovino leiteiro, fortalecendo a cadeia produtiva do leite ao orientar sobre novas tecnologias para a pequena propriedade rural, como o melhoramento genético do rebanho e alimentação adequada, o que fatalmente levará ao aumento da qualidade do leite e automaticamente a renda do produtor rural.

 

O seminário com dois dias de duração será dividido em um dia de palestras e outro de visita técnica a propriedades consideradas modelo, para que os produtores da agricultura familiar tenham noção da aplicação de técnica correta visando atingir resultados melhores.

 

Veja a programação do I Seminário de Gado Leiteiro:

 

Sábado – 28 de Abril

07h30 – Recepção e inscrição de participantes

08h -     Abertura

08h30 – Palestra sobre Alimentação do Rebanho Leiteiro (Leite e Pasto) e Recuperação e Reforma de Pastagem.

09h30 – Coffe Break

09h45 – Palestra sobre Alimentação do Rebanho Leiteiro, Suplementação e Alimentação na Seca, Silagem e Capineira com o Engenheiro Agrônomo Eliel Ferreira Porto – Extensionista Rural da Empaer e Irapuan Rodrigues da Silva – Técnico Agropecuário Extensionista da Empaer.

10h45 – Palestra sobre Sanidade Animal e Vacinações (INDEA-MT) pelo Médico Veterinário Ronaldo Teles – Pós Graduado em Piscicultura e Cirurgia em Pequenos Animais.

11h30 – Linhas de Financiamento  - Banco do Brasil.

12h – Almoço

13h30 – Palestra sobre melhoramento genético do rebanho leiteiro com o Palestrante Rodrigo Marques dos Santos -  Médico Veterinário e Mestre em Reprodução Animal e Secretário Municipal de Agricultura de Tangará da Serra.

14h30 – Qualidade do Leite – Palestrante Giovanni Rodrigues de Oliveira  - Médico Veterinário do Laticínio Queijo Bom

15h15 – Cofee Break

15h30 – Sanidade do Rebanho e Manejo da Ordenha -  Palestrante Fernando Righeto – Médico Veterinário

16h10 – Sensibilização visando o desenvolvimento sustentável dos municípios do Consórcio – Palestrante Walter Luís Reck – Ex prefeito de Crissiúmal (RS) e Técnico em Agropecuária com Formação em Marketing, e Especialização em Cooperativismo – Cooperativa Sicredi.

 

Dia 29 – Domingo

07h30 – Visita técnica a propriedade de José Roberto (Biu) no Assentamento Imaculado Coração de Maria.

08h30 – Visita a propriedade de João Vaqueiro localizada próximo ao Cemitério de Arenápolis.

09h30 – Visita a propriedade de Antônio Torre na Estrada Municipal Canaã.

10h30 – Visita às obras de construção do Laticínio Lacfort na MT 343 – Saída para Denise.

12hs – Almoço no Parque de Exposições.