ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Audiência vai debater base florestal em Mato Grosso

“Entendo que o governo precisa conter as despesas, mas a criação desta secretaria vai desafogar os trabalhos da Sema”, destacou

Data: Segunda-feira, 16/04/2012 00:00
Fonte: JOSÉ LUIS LARANJA/Secretaria de Comunicação

A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (17), a partir das 14 horas, no auditório Milton Figueiredo, audiência pública para debater o setor da base florestal no Estado. O evento é de autoria do deputado Percival Muniz (PPS) e visa discutir também a criação de uma Secretaria de Estado específica para gerenciar o setor.



“A audiência é o início da ideia de ganhar espaço junto aos órgãos competentes fortalecendo essa proposta, também com o apoio da Assembleia e do Governo”, comentou o membro da diretoria da Associação dos Engenheiros Florestais de Mato Grosso, Raul Pinto.



Na avaliação de Percival Muniz, o meio ambiente necessita de ter uma base sólida para debater as alternativas. “Entendo que o governo precisa conter as despesas, mas a criação desta secretaria vai desafogar os trabalhos da Sema”, destacou o parlamentar.



Para o parlamentar, o setor sente a ausência de incentivos fiscais e econômicos por parte do Governo do Estado. A outra dificuldade, segundo Muniz, é a falta de pesquisa e a grande burocracia. “Elas travam o desenvolvimento e dificultam novos investimentos”.



Na opinião de Muniz, a Sema continuará com suas atribuições e a Secretaria de Base Florestal ficará com a responsabilidade de fomentar pesquisas, elaborar políticas com cunho sustentável, atendendo toda a cadeia produtiva, ganhando competitividade no mercado nacional e internacional.



Devem participar da audiência representantes da Associação Mato-grossense de Engenheiros Florestais (AMEF); o Centro das Indústrias Produtoras e Exportação de Madeiras (CIPEM); Associação dos Reflorestamentos de Mato Grosso (AREFLORESTA); Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura e Agronomia de Mato Grosso (CREA/MT); Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).



Mais informações:
Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa
(65) 3313-6310/ 6283