ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Agropecuária ligada a Dantas denuncia emboscada em fazenda no PA

Data: Segunda-feira, 16/04/2012 00:00
Fonte: AGUIRRE TALENTO/ FOLHA DE BELÉM

A Agropecuária Santa Bárbara, ligada ao banqueiro Daniel Dantas, acusa invasores de uma de suas fazendas, em Xinguara (sudeste do Pará, a 911 km de Belém), de terem feito uma emboscada contra seguranças da empresa na tarde do último domingo (15).

 

De acordo com a Delegacia de Conflitos Agrários da região, uma caminhonete que fazia escolta perto de áreas invadidas foi atacada a tiros de espingarda.

 

Um dos seguranças que estava no veículo chegou a ser atingido de raspão no rosto, mas não teve ferimentos graves. A Polícia Civil abriu inquérito para apurar a ocorrência.

 

O caso foi no conjunto Espírito Santo, um dos seis conjuntos de fazendas que a agropecuária possui na região. As áreas somam 500 mil hectares e 450 mil cabeças de gado.

 

O conjunto é ocupado em alguns trechos pela Fetraf (Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar) e, em outros, por trabalhadores rurais sem vinculação a movimento de luta por terra.

 

A Fetraf do Pará afirma não ter conhecimento do caso e diz que não possui integrantes nos trechos do conflito.

 

As invasões às fazendas da Santa Bárbara no sudeste do Pará começaram em 2008 e são o principal foco de conflito fundiário na região.

 

A agropecuária afirma que os invasores matam o gado de suas propriedades e calcula ter perdido 700 toneladas de carne desde 2008.

 

Os acionistas da Santa Bárbara são dois fundos do grupo Opportunity, controlado por Daniel Dantas.

 

As terras da empresa se tornaram alvo de invasões de sem-terra após a operação Satiagraha, da Polícia Federal, de 2008. A ação na Justiça decorrente da operação acusou o banqueiro de lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta de instituição financeira, evasão de divisas e formação de quadrilha. A defesa nega as acusações.

 

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) anulou as provas da operação por considerar ilegal a participação de agentes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência). A PGR (Procuradoria Geral da República) recorreu da decisão.