ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

São Paulo perde invencibilidade diante do Linense

Data: Domingo, 15/04/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

Diante de um Linense que lutava somente pela classificação para a Série D do Campeonato Brasileiro, o São Paulo viajou com 11 vitórias seguidas, igualando maior sequência positiva da história do clube, e precisando somente de mais três pontos para ser recordista e líder do Campeonato Paulista. Mas acabou ocorrendo o que não acontecia desde 12 de fevereiro: o Tricolor foi derrotado, por 2 a 1.



A invencibilidade que durava 14 partidas foi perdida - a equipe não era vencida desde o 1 a 0 do Corinthians. A liderança também ficou com o arquirrival do Parque São Jorge. Parado nos 43 pontos, o São Paulo terminou a fase de classificação na segunda colocação e encara o Bragantino nas quartas de final do Estadual.


O Linense não conseguiu a vaga na Série D devido à vitória do Mirassol sobre a Portuguesa, mas terminou sua participação no Paulista em alta contando primeiro com a sorte, ao abrir o placar aos nove minutos do primeiro tempo em falta cobrada por Andrade que desviou na barreira. Rhodolfo empatou aos 24, mas Paulo Miranda fez gol contra antes do intervalo, aos 44 minutos, sentenciando a derrota. No segundo tempo inteiro, os comandados de Emerson Leão não tiveram criatividade para balançar as redes.



O jogo - Sem Fernandinho, machucado, Emerson Leão quis manter o esquema ofensivo que caracterizou o São Paulo na sequência invicta, apostando em Osvaldo para compor o trio de ataque com Lucas e Luis Fabiano e escalando Maicon na vaga do suspenso Cícero no meio-campo. Mas qualquer tentativa de chegar ao gol do Linense esbarrava no próprio time.



O Tricolor errava passes demais ao tentar passar do meio-campo e Osvaldo, que poderia ser uma válvula de escape pela esquerda, abusava dos dribles, para profunda irritação do treinador, que se mexia esbravejando contra a insistência do atacante nas jogadas individuais. Para piorar, a equipe ainda teve azar.



Enquanto os visitantes não tinham conseguido finalizar nenhuma vez, o Linense abriu o placar em seu primeiro chute. Aos nove minutos, Andrade cobrou falta que desviou em Luis Fabiano - até então imperceptível no jogo - na barreira e entrou no canto rasteiro direito de Denis.



Diante de tantos erros e a dificuldade para furar o paredão armado pelo Elefante - apelido do clube de Lins - à frente da área, Lucas resolveu arriscar de longe, obrigando o goleiro Douglas a fazer grande defesa aos 23 minutos. A jogada mudou o confronto, e acordou o São Paulo.


Logo na cobrança do escanteio, Jadson colocou a bola na cabeça de Rhodolfo, que apareceu sem marcação na entrada da pequena área para testar nas redes e igualar o marcador, aos 24 minutos. O Tricolor, então, passou a atuar como líder, trabalhando a bola no campo adversário e fazendo o Linense correr atrás dele.



A equipe paulistana tinha o total domínio do duelo, errando menos na proximidade da área, mas continuava sem finalizar. A bola mal chegava a Luis Fabiano, preso na marcação entre os dois zagueiros e muito distante de Lucas e Osvaldo, que não iam além da intermediária.


Raramente assustando Douglas, o time foi punido no fim do primeiro tempo. Aos 44 minutos, André Luiz limpou Cortez e Rhodolfo e cruzou rasteiro na pequena área. Pressionado por Lenilson, Paulo Miranda desviou para as redes, fazendo gol contra que deixou o time em desvantagem na saída para o intervalo.



Cansado dos dribles de Jadson, Leão resolveu apostar em dois centroavantes, trocando o ex-jogador do Ceará por Willian José. Mas de nada adiantava diante dos obstáculos impostos pelo Linense na entrada de sua área. Willian José era só mais um além de Luis Fabiano isolado na grande área.



A equipe de Lins, comandada por Pintado, atuou durante todo o segundo tempo bem mais recuada, muitas vezes com somente um atleta à frente de sua intermediária defensiva. Leão, então, arriscou, sacando Piris, bastante vaiado por seus erros nos cruzamentos, para improvisar Denilson na lateral direita e apostar na movimentação do jovem Rafinha.



O cenário, contudo, não mudou de maneira positiva. O goleiro Douglas seguia praticamente sem trabalhar, e o time da casa ainda ganhou espaço para atacar com Chimba ou André Luiz pelas pontas. O treinador do São Paulo reforçou a marcação com Rodrigo Caio na vaga do ineficiente Jadson, mas também pressionando pelas laterais.



Mas não adiantava insistir. O Linense congestionava tanto pelas laterais quanto pelo meio, e ainda contava com a falta de inspiração dos principais nomes do Tricolor paulista - Lucas estava tão mal que não conseguiu desviar a bola diante de um gol vazio. O Elefante foi o primeiro a derrubar o São Paulo desde fevereiro.