ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Lula retorna ao palanque e espera fazer campanha "em 20 dias"

Ex-presidente Lula participa de inauguração em São Bernardo

Data: Sábado, 14/04/2012 00:00
Fonte: FOLHA de SP/ DIÓGENES CAMPANHA

Em sua primeira aparição em um palanque após o anúncio do desaparecimento do câncer de laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera começar a fazer campanha para o PT em "15, 20 dias".

 

Ele discursou no final da inauguração do CEU (Centro Educacional Unificado) Regina Rocco Casa, neste sábado, em São Bernardo do Campo. A escola homenageia a mãe da ex-primeira-dama Marisa Letícia. O prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), o pré-candidato do partido à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e a senadora Marta Suplicy (PT), entre outros, participaram do evento.

 

Lula fez um discurso de cerca de sete minutos. "Se eu tivesse juizo, eu não estaria falando, porque minha garganta ainda nao está boa. Mas eu espero que daqui 15, 20 dias, eu esteja apto a me dirigir aos os companheiros e companheiras pelo Brasil afora para ajudar nosos partido a continuar crescendo, elegendo pessoas como Luiz Marinho, Fernando Haddad, Mário Reali [prefeito de Diadema]."

 

Foi a única menção de Lula ao ex-ministro da Educação, escolhido por ele para disputar a eleição paulistana. Os maiores elogios foram para o prefeito de São Bernardo. "O Marinho é para mim como se fosse um filho. Não tenho dúvida nenhuma de que estamos diante do homem que mais fez pela cidade", disse o ex-presidente, que também elogiou a presidente Dilma Rousseff, sua sucessora.

 

"Graças a Deus, nós tinhamos razão quando fomos pra rua pedir votos para a nossa companheira Dilma Rousseff. Nós tivemos sorte, porque a Dilma é outra coisa que vai acontecer no Brasil como aconteceu comigo. Assim como um operário provou que não era preciso ter uma pilha de diplomas universitários para entender de pobre e cuidar de pobre, ela vai provar que a mulher não é inferior."

 

"Ela vai provar uma coisa que eu acreditava: que pra governar, a gente tem que colocar o coração na frente. A gente não tem que ter muita sabedoria apenas teorica, tem que ter a sabedoria de uma mãe: cuidar de quem precisa ser cuidado, que é a gente mais pobre desse país." Nesse momento, o ex-presidente tossiu, precisou tomar água e encerrar a fala.

 

Demonstrando cansaço, enxugou o rosto e prometeu que "no próximo [discurso] eu estarei muito melhor, para falar muito mais coisas."

 

Em entrevista coletiva após o evento, Luiz Marinho disse que Lula vai iniciar processo de fisioterapia para recuperar massa muscular e que, com o tempo, vai reassumir os compromissos que não pôde cumprir durante o tratamento, mas que o PT e os partidos aliados precisam saber que não poderão contar com o ex-presidente como em outras eleições. "Ele falou, falou bem, mas ainda não está conseguindo falar por muito tempo."