ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Ronaldinho Gaúcho marca no fim e Fla vence clássico contra Vasco

Data: Sábado, 07/04/2012 00:00
Fonte: Gazeta Esportiva

Com um gol marcado por Ronaldinho Gaúcho, de pênalti, nos acréscimos do segundo tempo, o Flamengo derrotou o Vasco por 2 a 1 em partida disputada na noite deste sábado no Engenhão. O resultado fez com que o clube rubro-negro praticamente garantisse sua classificação para as semifinais da Taça Rio. A equipe de Joel Santana chegou aos 18 pontos ganhos no Grupo A, enquanto que o Vasco segue em segundo lugar no Grupo B com 11 pontos e ainda briga por uma vaga na fase decisiva do returno.

 

A partida foi muito disputada e os dois times criaram muitas chances para marcar. O resultado deve acalmar a crise que tomou conta da Gávea depois que o time foi derrotado pelo Emelec do Equador na última rodada da Libertadores.

 

Na próxima rodada da Taça Rio, o Vasco enfrentará o Nova Iguaçu em Moça Bonita enquanto o Flamengo, no Engenhão, terá pela frente o Americano.

 

O jogo - Sem Juninho Pernambucano e Felipe, poupados, o Vasco começou o jogo apostando na velocidade do seu ataque enquanto no Flamengo, Joel Santana promoveu a volta de Kleberson para dar mais experiência ao meio campo. O Flamengo começou mais agressivo e criou a primeira chance aos três minutos quando Júnior Cesar recebeu de Ronaldinho, foi ao fundo de campo e cruzou para Deivid que cabeceou para baixo, obrigando o goleiro Fernando Prass a praticar grande defesa. Só aos sete minutos é que o Vasco conseguiu chegar na área rubro-negra quando Eder Luis tabelou com Wiliam Barbio e concluiu por cima do gol defendido por Felipe.

 

O lance animou a equipe de São Januário que passou a pressionar em busca do primeiro gol. Aos 11 minutos, Botinelli errou um passe no meio campo. Eder Luis aproveitou a falha, arrancou pela direita e cruzou para Alecsandro, mas Leonardo Moura salvou. Logo depois o goleiro Felipe falhou ao tentar aparar um cruzamento, soltou a bola e deu grande susto na torcida rubro-negra.

 

Aos 16 minutos, o Flamengo, mesmo sem estar jogando bem, marcou o primeiro gol. Vagner Love foi lançado na área e mesmo pressionado pelos zagueiros, conseguiu a conclusão. Fernando Prass defendeu parcialmente e a bola sobrou para Deivid colocar nas redes.

 

O Vasco partiu para buscar a reação e poderia ter empatado aos 19 minutos quando Thiago Feltri cruzou da esquerda e Alecsandro subiu livre mas cabeceou para fora. O Flamengo tentava administrar a vantagem, tocando bola no meio campo. Ronaldinho Gaúcho participava pouco da partida, buscando espaço do lado esquerdo do campo para dar opção aos companheiros, mas quase não era acionado.

 

Aos 25 minutos, Marcos González derrobou Alecsandro na entrada da área mas a cobrança de Felipe Bastos foi muito ruim, sem levar qualquer perigo ao arco rubro-negro. Aos 26 minutos, Willians errou passe na saída de jogo e Felipe Bastos arriscou de longe mas a bola subiu demais.

 

O Vasco continuava mais presente no ataque e aos 31 minutos, Barbio foi derrubado por González na entrada da área. Depois de dois minutos de confusão, Alecsandro cobrou e jogou a bola na barreira, desperdiçando a chance de empatar a partida. Aos 40 minutos, Vagner Love foi lançado por Ronaldinho, entrou na área e bateu. Fernado Prass deu rebote e Deivid empurrou para as redes, mas a arbitargem invalidou o lance, marcando impedimento do atacante rubro-negro. Logo depois, Deivid que dava muito trabalho aos zagueiros, mandou uma bomba da entrada da área, obrigando Fernando Prass a praticar outra boa defesa.

 

O Vasco voltou para o segundo tempo com Diego Souza no lugar de Wiliam Barbio e a mudança logo deu resultado. Aos cinco minutos, Diego Douza marcou o gol de empate, aproveitando um rebote de um chute de Alecsandro, após falha de Welinton.

 

O gol animou o time de São Januário que imprensou o Flamengo em busca do gol de desempate. Aos seis minutos, Felipe Bastos aproveitou um rebote da defesa para mandar uma bomba que assustou o goleiro Felipe. Logo depois, Diego Souza driblou três adversários e cruzou, mas Willians desviou para escanteio. Aos oito minutos, o Flamengo errou na saída de bola e Diego Souza cruzou para Alecsandro, mas Welinton salvou.

 

O Flamengo não conseguia se livrar da pressão do adversário e seus atacantes eram facilmente bloqueados pela defesa cruzmaltina. Só aos 16 minutos é que o Flamengo chegou com grande perigo quando Vagner Love foi derrubado na entrada da área. Ronaldinho Gaúcho cobrou com categoria e a bola se chocou com a trave de Fernando Prass.

 

O lance reanimou o time comandado por Joel Santana que voltou a ameaçar aos 18 minutos quando Botinellis fez um cruzamento, Vagner Love desviou e Fagner salvou em cima da linha quando Fernando Prass já estava batido.

 

Depois da parada técnica, o Vasco voltou mais organizado em campo, enquanto o Flamengo parecia ter perdido o ímpetro demonstrado nos últimos minutos. Aos 25, Felipe Bastos se aproxima da grande área sem ser combatido e chuta com violência, mas a bola encobre o gol defendido por Felipe.

 

Aos 29 minutos, Thiago Feltri foi derrubado na área quando tentava concluir um lançamento de Fagner mas o árbitro considerou o lance como normal. Aos 30 minutos, Fernando Prass errou na saída de bola e Deivid tentou concluir para o gol mas a bola bateu nas redes pelo lado de fora. No Vasco, Nilton entrou no meio e Allan foi deslocado para a lateral direita no posto de Fagner.

 

As substituições nas duas equipes fizeram o jogo cair muito de ritmo com muitas faltas e excesso de erros de passes. O Flamengo teve uma boa chance aos 38 minutos quando Ronaldinho Gaúcho cobrou a falta na entrada da área mas a bola bateu na barreira. Aos 41 minutos, Allan deu grande drible sobre Júnior César e chutou forte mas Felipe salvou. A resposta do Flamengo foi fulminante, Léo Moura foi lançado por Ronaldinho Gaúcho em profundidade,entrou na área e chutou para fora quando a torcida rubro-negra já preparava o grito de gol.

 

Nos minutos finais, os dois times se soltaram em busca do gol da vitória. Já nos acréscimos, Kleberson lançou Léo Moura que foi derrubado por Fernando Prass na área. O árbitro marcou pênalti e Ronaldinho converteu, garantindo a vitória do Flamengo por 2 a 1. Depois do lance os jogadores do Vasco reclamaram muito com o juiz Wagner dos Santos Rosa e a Polícia teve de intervir para proteger o trio de arbitragem na saída de campo.