ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sarkozy pode congelar contribuição à UE se reeleito

Sarkozy, em evento de campanha em Nantes, no oeste da França; presidente lidera disputa presidencial

Data: Quinta-feira, 05/04/2012 00:00
Fonte: DA FRANCE PRESSE E EFE, EM PARIS

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou nesta quinta-feira que deve pedir o congelamento da contribuição de seu país ao orçamento da União Europeia, caso seja reeleito, de modo a economizar uma quantia de € 600 milhões (US$ 798 milhões) por ano.

 

Ele agregou que a prioridade de seu programa eleitoral é o equilíbrio das contas públicas, aproveitando para comentar a situação dos países vizinhos -Grécia e Espanha e criticar o rival socialista François Hollande.

 

"A situação que enfrentam nossos amigos espanhóis, como a que tem vivido nossos amigos gregos, nos torna mais conscientes da realidade", afirmou, durante uma conferência com jornalistas, acrescentado que o drama espanhol ocorreu após "sete anos de governos socialistas".

 

Ele também mencionou que seu rival na disputa presidencial -programada para maio-também levaria o país a uma conjuntura não ruim como a dos países do sul da Europa.

 

Segundo ele, "a aplicação estrita" das medidas propostas por Hollande conduziria a França "a uma deriva econômica digna da Espanha, e sobretudo, da Grécia".

 

O presidente e candidato à reeleição ainda afirmou que ninguém deve duvidar dos compromissos assumidos pela França a respeito do controle do deficit público, principalmente porque ele viu "a crise de confiança (...) em que se encontra a Espanha, uma alta extraordinária dos juros, a necessidade de cortar pensões e de reduzir os salários".

 

Ele criticou ainda a proposta de Hollande para revisar o novo tratado europeu - que preconiza o limite do deficit público até 3% do PIB-e insistiu na meta de zerar o deficit francês até 2016.

 

Sarkozy agregou que, se reeleito, deve aprovar a chamada "regra de ouro" (para limitar o deficit das contas públicas) ainda neste ano, incluindo esse dispositivo na Constituição francesa.