ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

PP espera 2 na sobra com projeção de Riva chegar aos 100 mil votos

Data: Sexta-feira, 02/07/2010 00:00
Fonte:

Fonte:jregional/Romilson Dourado

Projeções apontam que José Riva pode chegar aos 100 mil votos, o que garantiria eleição de 2 do PP na sobra e isso aumenta chance de vitória nas urnas de Walter Rabello, Deucimar Silva, Maksuês Leite e Airton Português

Os principais candidatos do PP a deputado estadual apostam todas as fichas na reeleição do presidente da Assembleia José Riva com mais de 100 mil votos. Assim, o partido terá condições de garantir até duas vagas na sobra. Em 2006, Riva conquistou 82.799 votos. Foi o empurrão necessário dos votos de legenda para eleger Maksuês Leite e Airton Rondina, o Português. Sem a votação expressiva do cacique, os dois não seriam deputados hoje.

O PP decidiu lançar chapa própria para deputado estadual e entrou num chapão com PR, PMDB e PT para federal. O quociente eleitoral deve variar de 68 mil a 70 mil votos por vaga. Na corrida à Assembleia, são 29 candidatos. Maksuês, Português e Antonio Azambuja, que virou deputado com a renúncia de Campos Neto para assumir cadeira de conselheiro do TCE, estão na disputa confiando que Riva será "puxador" de votos. Muitos fizeram os cálculos e acreditam que vão somar mais de 400 mil votos, o que garantiria 6 das 24 cadeiras e ainda com chance de "fazer", na sobra, o sétimo parlamentar. O presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Deucimar Silva e o ex-deputado Walter Rabello estão também na lista de mais cotados para a Assembleia, assim como o ex-prefeito de Reserva do Cabaçal Ezequiel Ângelo da Fonseca.

Mesmo com os processos na Justiça, sustentados por denúncias do Ministério Público sobre atos de improbidade da Mesa Diretora entre 2002 e 2004, Riva conseguiu fincar base eleitoral em todas as regiões e vem ampliando-as a cada eleição. Em princípio, se lançou ao Senado e alguns afoitos defendiam o cacique do PP até para governador. Mas, por causa dos processos, Riva recuou de projeto majoritário. Conseguiu derrubar a decisão de primeiro grau que havia o condenado e está livre para buscar novo mandato.