ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Recebido por Raúl Castro, Chávez chega a Cuba para tratar câncer

Ditador Raúl Castro recebe presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em sua chegada a Havana

Data: Domingo, 01/04/2012 00:00
Fonte: DA FRANCE PRESSE, EM HAVANA

O ditador de Cuba, Raúl Castro, recebeu o presidente venezuelano, Hugo Chávez, na noite deste sábado, em sua chegada ao país para continuar o tratamento médico de radioterapia contra o câncer, informou neste domingo o jornal Juventud Rebelde.

 

Chávez iniciou o tratamento na semana passada, conforme ele mesmo afirmou antes de embarcar.

 

Segundo o periódico, Chávez viajou acompanhado pelo chanceler Nicolás Maduro. além de sua filha María Virginia e um de seus netos. "Raúl Castro e Chávez tiveram um breve e animado diálogo ao pé da rampa de descida do avião no terminal aéreo de Havana, onde esteve presente também o chanceler cubano Bruno Rodríguez", disse o jornal.

 

O líder venezuelano partiu do aeroporto de Maiquetía, na Venezuela, na presença de seu vice-presidente Elías Jaua, de alguns de seus ministros e do alto comando militar, conforme mostraram imagens do canal oficial VTV.

 

"Irei cumprir com um compromisso, com uma batalha que me trouxe a vida, uma nova batalha e peço a Deus e a Cristo Redentor que me ajudem, além do amor do povo, para vencê-la", afirmou em discurso transmitido em cadeia de rádio e televisão.

 

O presidente, de 57 anos, explicou que se submeterá a sessões de radioterapia durante os próximos cinco dias e depois deverá descansar alguns dias na Venezuela antes de o tratamento, que se prolongará, pelo menos, por mais três semanas.

 

"São cinco sessões de radioterapia (...), durante cinco dias consecutivos e depois, dois dias de repouso, outra sessão e mais outra até a quinta. Com isso, tenho fé de que a ameaça que estava dentro de mim, não vai voltar", comentou.

 

TRATAMENTO

 

Chávez, que não deixou as funções de Estado desde que teve o câncer diagnosticado e despachou de Caracas e Havana, onde se submeteu, há uma semana, à primeira fase da radioterapia.

 

O presidente começou o tratamento depois de ser operado em fevereiro de um segundo tumor cancerígeno na mesma área de onde foi retirado o primeiro, em junho de 2011.

 

Em outubro, Chávez considerou a enfermidade superada, depois de ter se submetido a quatro sessões de quimioterapia. Mas, quatro meses depois, anunciou a recorrência da doença.

 

No poder desde 1999, ele espera ser reeleito para um terceiro mandato de seis anos nas eleições de 7 de outubro, quando enfrentará o governador do rico Estado de Miranda (norte), Henrique Capriles Radonski.