ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Mato Grosso recebe reforços contra a febre aftosa

Data: Quinta-feira, 29/03/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) recebeu nesta semana 27 novos veículos que irão auxiliar os trabalhos de defesa da sanidade animal e vegetal em todo o Estado. Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa) e convênio com Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ao todo foram investidos R$ 837 mil reais dos quais 10% são de contrapartida do governo do Estado de Mato Grosso.

 
 
 
Duas vans ,11 caminhonetes e os 14 carros serão distribuídos em nove unidades regionais. Os municípios beneficiados com os novos equipamentos são: Rondonópolis, Juara, Primavera do Leste, São Félix do Araguaia, Cáceres, Porto Espiridião, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santissima Trindade, Peixoto de Azevedo, Colniza, Brasnorte, Chapada dos Guimarães, Colíder, Confresa, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Tapurah, Vera, Pedra Preta, Poxoréu, São José do Rio Claro e Gaúcha do Norte.
 
 
 
As caminhonetes contam com sistema de rádio comunicação (VHF), sintonizado às Unidades Regionais de Supervisão (Urs) e ao Grupo Especial de Fronteira (Gefron) o que de acordo com o Presidente do Indea dará mais agilidade e segurança aos trabalhos. “Esses rádios são a evolução do nosso trabalho. O sistema de rádio facilitará ações emergenciais e rápidas nas unidades de fronteira.” Para esta região, no trecho que compreende os 700 km entre o Brasil e a Bolívia, dois veículos foram adaptados para cobrir áreas de difícil acesso e auxiliar nas atividades das barreiras.
 
 
 
O deputado federal Wellington Fagundes esteve presente no evento e ressaltou que produtor e governo devem ser parceiros para que, doenças como a febre aftosa não voltem ao Estado. De acordo com Fagundes essas ações respaldam o Estado para aumentar sua produção e alcançar melhores condições para a saúde da população por meio dos trabalhos de defesa da sanidade animal e vegetal. “Essa fiscalização fitossanitária garantirá para o cidadão produtos de alta qualidade” ressaltou.
 
 
 
 
 
Veja a relação de veículos e municípios beneficiados:
 
 
Caminhonete
 
 
 
02 – URS de Cáceres
 
02 – ULE de Porto Espiridião
 
02 – URS de Pontes e Lacerda
 
02 – ULE de Vila Bela da Stª Trindade
 
01 – ULE de Peixoto de Azevedo
 
01 – ULE de Colniza
 
 
 
Van
 
 
 
01- URS de Rondonópolis
 
01 – URS de São Felix do Araguaia
 
 
 
 
 
Fiat UNO
 
 
 
URS de Juina
 
01- URS de Brasnorte
 
 
 
URS de Cuiabá
 
     01 – ULE de Chapada dos Guimarães
 
 
 
URS de Matupá
 
    01 – ULE de Colíder
 
 
 
URS de São Felix do Araguaia
 
    01 – ULE de Confresa
 
 
 
URS de Lucas do Rio Verde
 
01- ULE de Ipiranga do Norte
 
01 – ULE de Nova Mutum
 
01 – ULE de Porto dos Gaúchos
 
01 – ULE de Tapurah
 
 
 
URA de Sinop
 
      01 – ULE de Vera
 
 
 
URS de Rondonópolis
 
      01 – ULE de Primavera do Leste
 
      01 – ULE de Pedra Preta
 
      01 – ULE de Poxoréu
 
 
 
URS de Barra do Bugres
 
      01 – ULE de São José do Rio Claro
 
 
 
URS de Barra do Garças
 
        01 – ULE de Gaúcha do Norte