ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa em Cuba: "Guardo em meu coração as justas aspirações de todos os cubanos"

Data: Terça-feira, 27/03/2012 00:00
Fonte: Agência AFP

O Papa Bento XVI declarou nesta segunda-feira, ao desembarcar no aeroporto de Santiago de Cuba, primeira etapa de sua histórica visita à ilha, que guarda no coração "as justas aspirações e desejos legítimos de todos os cubanos" e que visita o país como "peregrino da caridade".

 

"Levo em meu coração seus sofrimentos e alegrias, assim como suas preocupações e seus anseios mais nobres, de modo especial dos jovens e dos anciãos, dos adolescentes e das crianças, dos enfermos e dos trabalhadores, dos presos e seus familiares, assim como dos pobres e necessitados", disse.

 

"Venho a Cuba como peregrino da caridade, para confirmar a meus irmãos na fé e alentá-los na esperança, que nasce da presença do amor de Deus em nossas vidas", acrescentou o Papa, diante do presidente Raúl Castro na cerimônia de boas-vindas em Santiago de Cuba (sudeste).

 

Bento XVI destacou que a Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, "vem sustentando a fé, encorajando a defesa e a promoção de tudo o que dignifica a condição humana e seus direitos fundamentais; e ainda hoje, continua a fazê-lo, com mais força".

 

Disse que pedirá a intercessão da Virgem "para que ela guie os destinos desta nação amada pelos caminhos da justiça, da paz, da liberdade e da reconciliação".

 

"As profundas raízes cristãs (...) formam a identidade mais profunda da alma cubana", observou, ao responder a saudação feita pelo presidente Castro.

 

O Papa destacou que se tornava realidade "um momento tão desejado que, graças à bondade divina, pude concretizar".

 

Raúl Castro o cumprimentou com um aperto de mão e uma reverência, ainda na escada de descida do avião.

 

"Cuba o recebe com afeto e respeito e se sente honrada com sua presença", disse Raul Castro.

 

"Estamos satisfeitos com as estreitas relações entre a Santa Sé e Cuba", disse o governante, que também aproveitou para relatar, "como acontecimento de grande significado", a recente peregrinação nacional em louvor à Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.

 

"Temos enfrentado carências, mas nunca deixamos de compartilhar com os que têm menos", disse o governante.

 

Nesta segunda-feira, o Papa celebra missa campal em Santiago de Cuba, antes de se retirar para o santuário da Virgem da Caridade do Cobre, a 30 km da cidade, onde passará a noite.

 

Amanhã, depois de breve visita ao santuário, voará para Havana, onde será recebido oficialmente por Raúl Castro ao final da tarde.