ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Serys ensaia candidatura e disputará candidatura com Lúdio Cabral em Cuiabá

Data: Domingo, 25/03/2012 00:00
Fonte: Odocumento

Após se colocar como pré-candidato a prefeito de Cuiabá, o vereador Lúdio Cabral terá que enfrentar as prévias. Ligados a senadora Serys Marli derrotada nas eleições de 2010 quando desejava disputar a reeleição, mas foi derrotada nas prévias por Carlos Abicalil, a corrente Articulação de Esquerda, conseguiu com base no próprio Estatuto do PT levar a disputa para as prévias. Com isso, no dia 15 de abril serão escolhidos os novos delegados que no dia 22 definirão os rumos do partido. As prévias acontecerão no dia 03 de junho, com 5,500 filiados que decidirão quem será este candidato.

 

Após ensaiar em duas correntes distintas, não lançar candidato as eleições em Cuiabá, divididos numa correntes a se manter aliado ao PMDB e ao Governo do Estado e em outro em se coligar com o PSB (aliado nacional e adversário local), eis que o PT em reunião optou em levar as decisões para as prévias, o que mela as intenções do vereador Cabral, da corrente Graúna de liderar a disputa com o apoio de outra corrente a Construíndo um Novo Brasil - CNB liderada por Carlos Abicalil, Ságuas Moraes, secretário de Educação e Alexandre César, deputado estadual todos ligados ao Governo Silval Barbosa (PMDB), do qual Lúdio é adversário.

 

O nome mais provável é de Serys Marli que tenta se recuperar da derrota por meio indiretos, já que ela tenta levar o partido para os braços do PSB do empresário Mauro Mendes do Movimento Mato Grosso Muito Mais (PSB/PDT/PPS e PV), mesmo que na condição de vice com a expectativa de assumir o mandato, já que o empresário não esconde estar de olho na sucessão estadual em 2014. O Movimento Mato Grosso Muito Mais precisa decididamente de um grande partido para ter tempo de televisão, já que as quatro siglas juntas, todas consideradas nanicas, não dão suporte eleitoral nem tempo para que o candidato enfrente uma outra coligação de grandes proporções, por isso PT e PSB sempre conversaram, mas as correntes antagônicas nunca conseguiram se entender.

 

Mesmo se Serys Marli não for candidata, Jairo Rocha, membro da Executivo Regional já sinalizou que topa ir para a disputa e elencou ainda outro nome, a da ex-vereadora Enelinda Scala. Ambos fazem o jogo de bastidores para não entregar facilmente o partido para a corrente adversária, mesmo sabendo que o PT Nacional já sinalizou pela preferência de candidatura própria, ainda mais nas capitais dos Estados, mas desde que os nomes tenham viabilidade eleitoral, o que por enquanto, ainda está muito distante do PT de Mato Grosso e isto não afete a base de sustentação dos Estados e da União.

 

Resta aguadar para saber qual será o destino do PT de Mato Grosso nas eleições municipais deste ano de 2012 principalmente em Cuiabá, o que interessa a todos os partidos, pois no tabuleiro de xadrez da sucessão um movimento errado pode significar um xeque que sem saída pode se tornar num xeque-mate.