ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Estudantes mato-grossenses são premiados na 10ª Febrace

Data: Domingo, 25/03/2012 00:00
Fonte: 24 Horas News

Os dois projetos escolares desenvolvidos na rede pública de Mato Grosso ganharam destaque na 10ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 13 a 15 de março na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. Os trabalhos que representaram o Estado na maior feira de Ciências e Engenharia do País foram premiados em três categorias.


 

A estudante Jennifer Teodoro, foi a única da Febrace a receber um prêmio internacional de jovem cientista. O prêmio ‘Student Awards for Geoscience Excellence’ foi concedido pela ‘Association for Women Geoscientists’, organização norte-americana fundada em 1977 para, além de incentivar a participação das mulheres nas geociências, aumentar o crescimento profissional, o avanço e a participação feminina nessa área do conhecimento. Jennifer Teodoro faz parte de um grupo de 300 estudantes da Escola Estadual Porfíria Paula de Campos, em Várzea Grande, que desenvolveu o trabalho ‘Estudando as mudanças climáticas através de uma mini estação meteorológica para proteger o planeta’. Esse projeto, que foi exposto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, monitora o clima no bairro onde está localizada a escola, através de uma mini estação meteorológica, também chamada de torre.
 
O outro trabalho escolar que representou Mato Grosso e também premiado no evento realizado na USP foi a ‘A quina no tratamento dos esporões calcâneos’. Por ser considerado de grande relevância social, o projeto recebeu da organização da Feira o ‘Prêmio Professor Destaque’ entregue a Egon Weber, orientador do trabalho. Criado na Escola Estadual Querência, pelo aluno Guilherme Weber, o projeto foi o único em 325 trabalhos a receber o ‘Prêmio Editora Segmento’. Esse premiado trabalho escolar apresentou a quina (Monees Ledgeriana Cinchona), planta típica da fauna brasileira, como um poderoso anti-inflamatório eficaz no tratamento do esporão calcâneo, corpo estranho que deriva de uma inflamação na fascia plantar (sola do pé) e quando não tratada evolui para um esporão.
 
Segundo a superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Bernadete Ribeiro, os dois projetos escolares participaram em outubro passado da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, evento realizado anualmente pela Secitec. “Os prêmios não só demonstram a capacidade e o potencial dos jovens estudantes mato-grossenses, como também apresentaram características inovadoras que podem contribuir em um futuro próximo para o desenvolvimento do País”, comemora a superintendente.
 
Febrace
 
A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é promovida anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP). Em sua 10ª edição, reuniu 325 projetos desenvolvidos por 748 jovens talentos oriundos de escolas públicas e privadas de ensino fundamental (8ª e 9ª anos), médio e técnico de todas as regiões do país. Os projetos, a exemplo das edições anteriores, ofereceram soluções alternativas – muitas vezes inovadoras – para problemas da sociedade. Os projetos deste ano foram selecionados entre 1.505 trabalhos, submetidos diretamente pelos autores e por meio das 54 feiras de ciências afiliadas.