ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sargento americano é acusado de 17 assassinatos no Afeganistão

Sargento Robert Bales, em foto do Departamento de Defesa americano, em treinamento nos EUA em 2011

Data: Sexta-feira, 23/03/2012 00:00
Fonte: DA FRANCE PRESSE, EM CABUL DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

 

O sargento Robert Bales, 38, foi indiciado formalmente pelas mortes de civis em uma vila de Candahar, no sul Afeganistão. De acordo com o Exército americano, ele foi indiciado por 17 homicídios e seis tentativas de homicídio.

 

O militar é o principal suspeito de atirar contra um grupo de civis na vila de Panjwai, na madrugada do último dia 11, causando a morte de 16 afegãos. Fontes militares afirmam que ele teria ingerido álcool pouco antes do incidente, e se rendeu após a ação.

 

De acordo com a agência de notícias Reuters, ele também teria um dano cerebral em decorrência de ferimentos em sua segunda incursão ao Iraque, em 2010, provocados quando o veículo em que viajava capotou.

 

Segundo seu advogado, John Henry Browne, ele alistou-se nas Forças Armadas uma semana depois dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, porque "sentia que era seu dever defender os EUA".

 

Ainda de acordo com Brown, o militar não queria ir ao Afeganistão, após ser ferido duas vezes em outras missões no Iraque. "Ele relutava em ir a outra missão. Disseram que ele não voltaria, mas depois falaram que teria que ir", afirmou Browne, relatando que o soldado foi enviado à missão afegã em dezembro.

 

O advogado disse que foi convidado para ser o representante do militar enquanto era levado para a prisão. Browne é de Seattle, no noroeste dos Estados Unidos, mesmo Estado em que está lotado.