ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Danilo decide, Corinthians vence Cruz Azul e assume liderança

Danilo marcou o único gol do Corinthians na vitória sobre o Cruz Azul

Data: Quarta-feira, 21/03/2012 00:00
Fonte: Terra/ Foto: Ricardo Matsukawa

Muitas vezes criticado pela torcida, o meia Danilo voltou a decidir a favor do Corinthians. Depois de abrir o placar e aliviar a situação do clube alvinegro no primeiro jogo em casa na Copa Libertadores da América, o camisa 20 marcou o único gol e assegurou a vitória da equipe de Tite por 1 a 0 sobre o Cruz Azul, em confronto válido pela quarta rodada da segunda fase da competição e disputado no Pacaembu. De quebra, o triunfo assegurou a liderança do Grupo 6 do torneio.

 

Danilo resolve, Corinthians abre placar e alivia pressão

 

Depois de controlar o Cruz Azul durante os primeiros minutos da partida disputada no México, o Corinthians voltou a minar as tentativas da equipe mexicana no Pacaembu. Dominante no setor de meio-campo, auxiliado pelo bom rendimento de Alex e Danilo, o time do Parque São Jorge evitou qualquer surpresa por parte dos rivais, que, a princípio, buscariam surpreender no contra-ataque.

 

A primeira grande oportunidade corintiana surgiu dos pés de Alex. Depois de ver Paulinho desarmado pela defesa adversária, Alex arriscou o chute para ótima defesa de Corona. Alvo de pedidos de titularidade na seleção mexicana, o goleiro do Cruz Azul, aliás, viria a ser o destaque visitante durante a partida; contudo, o jogador apenas pôde torcer aos 16min, quando o arremate de Liedson passou perto do travessão.

 

Apesar do melhor ritmo apresentado, o Corinthians sofreu um grande susto durante os primeiros 45 minutos. Aos 29min, Flores levantou da direita na direção de Giménez. O camsia 10 desviou de cabeça para o meio na direção de Perea, que se antecipou aos zagueiros corintianos para desviar próximo à meta de Júlio César.

 

O susto acabou beneficiando a equipe do Parque São Jorge. A partir do quase gol de Perea, o Corinthians evitou as faltas próximas à intermediária e diminuiu ainda mais os espaços na marcação do time mexicano, que, acuado, se limitou somente a evitar as descidas corintianas, especialmente com Alex e Fábio Santos pela esquerda, e Edenílson e Danilo pela direita.

 

Muito marcado, o time da casa conseguiu evitar a pressão de ir para o intervalo com a igualdade no marcador. Aos 35min, Alex cobrou falta na direção do marca do pênalti e encontrou Danilo. O meia, novamente decisivo, ganhou a disputa pelo alto e, sem marcação, desviou de cabeça para dar a vantagem ao Corinthians.

 

Corinthians para em goleiro mexicano, mas garante vitória magra

 

A abertura do placar na parte final da primeira etapa permitiu ao Corinthians se soltar mais em campo. Com menos de dez minutos, o time de Tite criou três oportunidades claras para definir o resultado no Estádio do Pacaembu. Logo a 1min, Fábio Santos recebeu bom passe de Alex e só parou em Corona. Três minutos depois, o goleiro fez grande defesa após chute de Paulinho.

 

Apesar das grandes defesas, a melhor participação de Corona no segundo tempo ocorreu justamente na terceira chance criada pelo Corinthians no início da etapa complementar. Fábio Santos recebeu passe de Alex e invadiu a área sozinho. Com tempo e espaço para marcar o segundo gol dos paulistas na partida, o lateral esquerdo, entretanto, parou em Corona. O goleiro fez grande defesa e evitou o tento.

 

O Corinthians manteve o ritmo conforme o avançar do tempo. Aos 15min, Corona novamente apareceu para evitar uma nova comemoração do clube do Parque São Jorge. Jorge Henrique recebeu pela esquerda, arrancou em grande jogada e bateu firme. O goleiro saltou e evitou o gol do camisa 23, que já balançara as redes contra o Nacional.

 

Dono da partida, o Corinthians viu o Cruz Azul se acuar ainda mais depois dos 25min. Depois de entrar no lugar do apagado Liedson, que alcançou a marca de 12 jogos sem gols, Emerson arrancou e foi parado por Fausto Pinto. O jogador do time mexicano recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. Entretanto, os visitantes quase empataram aos 43min. acertou a trave.