ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Massa ganha novo chassi após "desempenho incomum do carro

Massa teve dificuldades desde os treinos de sexta na Austrália e culpou equilíbrio do carro

Data: Quarta-feira, 21/03/2012 00:00
Fonte: Terra

O "desempenho incomum" do carro de Felipe Massa no Grande Prêmio da Austrália fez a Ferrari tomar uma atitude em relação à corrida da Malásia, que acontece neste domingo e é a segunda da temporada de 2012 da Fórmula 1. A equipe italiana anunciou nesta quarta-feira que o brasileiro terá um novo chassi para competir no circuito de Sepang.

 

Um comunicado publicado no site oficial da Ferrari informa, em referência ao novo chassi de Massa e à prova de Melbourne, que a "escolha foi feita para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o desempenho incomum de seu carro durante o fim de semana em Albert Park".

 

O novo equipamento checará se o chassi antigo foi um fator determinante no rendimento do brasileiro na Austrália, onde ele teve dificuldades desde os treinos livres de sexta-feira, quando perdeu o controle do F2012 e parou na caixa de brita; no sábado, ele obteve a 16ª posição no grid de largada e, no domingo, abandonou a corrida a 11 voltas do fim depois de um acidente com o compatriota Bruno Senna, da Williams.

 

Falando sobre seu resultado na ocasião, Massa disse que sofreu "durante todos os dias com o equilíbrio do carro", que segundo suas palavras "entra na curva e não para na pista". Ele ainda criticou o alto desgaste dos pneus "mesmo guiando o mais delicadamente possível". "Isso só aconteceu no meu carro, não gasto pneu e temos de descobrir o porquê", reclamou, sendo defendido pelo chefe da Ferrari, Stefano Domenicali. "O equilíbrio do carro não estava correto e ele pagou por isso sobretudo em termos de desgaste dos pneus: pecado devido a uma belíssima largada que tinha lhe permitido entrar nos primeiros dez (colocados)", afirmou o italiano.

 

Companheiro do brasileiro, o espanhol Fernando Alonso também teve dificuldades no treino classificatório na Austrália, onde uma rodada antecipou o fim de sua sessão, que terminou com o 12º lugar. O bicampeão mundial, no entanto, reagiu na hora da prova e a concluiu no quinto posto.

 

Isso "minimizou os danos" da Ferrari, conforme análise divulgada pela própria equipe, que já admitiu a decepção com o modelo F2012. Segundo o jornal espanhol As, a escuderia prepara um "plano B" com uma mudança drástica na asa traseira do veículo para ser colocado em prática já no GP da China, em 15 de abril.