ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Pastor da Mundial será investigado por suposto enriquecimento ilícito

Data: Quarta-feira, 21/03/2012 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Julia Munhoz
Foto: Julia Munhoz/ODCartório do 2º Ofício em Santo Antônio do Leverger Cartório do 2º Ofício em Santo Antônio do Leverger

 

O Ministério Público Federal (MPF) de Mato Grosso instaurou procedimento para investigar recentes denúncias de enriquecimento ilícito do pastor Valdemiro Santiago de Oliveira, fundador e presidente da Igreja Mundial do Poder de Deus e que se intitula “apóstolo”.

 

Santiago negou as acusações de que teria adquirido fazendas em Mato Grosso, mas o Cartório do 2º Ofício de Santo Antônio do Leverger (43 km de Cuiabá) afirmou que nos documentos consta a assinatura do líder evangélico. Santiago esteve por duas vezes no estabelecimento notarial, segundo apurou o Olhar Direto.


 
As denúncias de que Valdemiro Santiago possui várias propriedades rurais, as quais somam 26,1 mil hectares e valem mais de R$ 50 milhões foram feitas pelo programa Domingo Espetacular, da Rede Record, de propriedade do bispo Edir Macedo, da igreja Universal do Reino de Deus, da qual o "apóstolo" é dissidente.

 

O tabelião Felix Gerônimo Alvarez confirmou, em entrevista ao Olhar Direto, que o pastor esteve no cartório e que, inclusive, alguns fiéis foram até o local na tentativa de encontrá-lo.

 

“Ele [Valdemiro] está me chamando de mentiroso quando diz que não é dono das fazendas. Ele esteve duas vezes no cartório”, asseverou Félix, ao ressaltar inclusive que foi filmado pelos repórteres da Rede Record sem autorização. Os jornalistas  teriam lhe solicitado apenas uma informação sobre os documentos das fazendas do líder da Mundial.

 

Após a reportagem, o Ministério Público Federal em Mato Grosso instaurou um procedimento para investigar a veracidade da denúncia de enriquecimento ilícito e fraude contra o sistema financeiro nacional cometido pela Igreja Mundial do Poder de Deus e pelo apóstolo Valdemiro Santiago.

 

Segundo a assessoria do MPF, o vídeo da reportagem foi protocolado no MPF, que fez a autuação de uma peça de informação a ser distribuída a um procurador da República.

 

Em uma das fazendas mostradas durante a reportagem, a “Santo Antônio de Itiquira”, há 1,5 mil cabeças de gado Zebu de alta linhagem. O repórter da Record conversou com pessoas ao longo do caminho entre Leverger e a sede da fazenda, segundo as quais as terras pertencem, de fato, “apóstolo".

 

A reportagem também citou a Fazenda Formosa, com 15,8 mil ha, que teve como compradora a Igreja Mundial, num investimento de mais de R$ 20 milhões pagos à vista e com dinheiro vivo.

 

Para sustentar o vínculo do apóstolo com a compra supostamente ilegal das áreas, a Record também buscou no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso um pedido de licença ambiental para um das fazendas, que teria sido feito por Valdemiro junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).