ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Maggi diz que cansou de negociar espaço do PR no governo Dilma

Data: Quinta-feira, 15/03/2012 00:00
Fonte: Odocumento

O senador Blairo Maggi (PR) liderou os demais parlamentares do Partido da República contra o governo da presidente Dilma Rousseff (PT) e criticou a “enrolação” para definição do novo ministro dos Transportes. Em tom de desabafo, Maggi disse ter se cansado das idas e vindas ao governo federal e ganhou apoio dos demais senadores e até do presidente nacional do PR, Alfredo Nascimento, ex-ministro da Pasta.

 

“Cansei-me! Eu, como líder do partido, decidi que não quero mais negociar. Resolvemos em conjunto que estamos fora do governo e se a Câmara quiser continuar com a Dilma, que o faça. Não temos definição nenhuma e, quando a gente vira as costas, eles mesmos vazam a notícia para um lado e, outra, para outro lado. Desse jeito, estamos fora!”, afirmou Maggi durante a reunião com os senadores. O desafabo do republicano ocorreu após conversar com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e ser avisado de que o partido não terá direito de indicar o próximo ministro.

 

A pasta tradicionalmente pertencia ao PR e, desde a saída de Alfredo Nascimento - após denúncias de irregularidades no ano passado -, Paulo Sérgio Passos assumiu o comando. Apesar de pertencer ao PR, não tem o respaldo da sigla. “Não dá, eu me cansei! Chamei os outros seis senadores aqui para saber se alguém queria assumir a liderança, porque não vou mais fazer isso. Mas agora comunico que o PR está fora da base do governo”, declarou Maggi ao final da reunião com os colegas do Senado na noite de ontem, realizada em seu gabinete.

 

Segundo Maggi, o governo federal tem adiado diariamente a decisão e hoje, após a negativa da ministra Ideli Salvatti, o PR definiu por não votar mais com a União. “Eu comuniquei ao governo que nós nos cansamos. Eu me cansei desse vai e volta. Marca todo dia para depois de amanhã. O governo nos empurra com a barriga o tempo todo. Comuniquei aos senadores que, como líder, eu não quero mais negociar e eles também não querem”, esbravejou.

 

Porém, a definição dos senadores não se estende ao PR na Câmara dos Deputados e a decisão ainda será tomada pelos demais parlamentares. Alfredo Nascimento informou que, como presidente do PR, irá acompanhar as discussões, mas no Senado ele estava seguindo a decisão de Blairo. “Vou participar da discussão na Câmara, mas estou aqui [na reunião] como senador e nós, como senadores, tomamos uma decisão diante da posição do Blairo. Chamei todos para cá e discutimos isso”, afirmou o presidente do PR.

 

A celeuma entre o PR e o governo federal se arrasta há nove meses e Maggi, como líder do partido, aguardava um posicionamento da presidente Dilma. Somente hoje foi informado pela ministra Ideli Salvatti de que o governo não aceitou as condições propostas pela sigla e sequer permitiu a indicação, por isso o republicano tomou a decisão radical de deixar a base aliada.