ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sindicato de Paranatinga realiza curso de Doma Racional de Equinos

Data: Quinta-feira, 15/03/2012 00:00
Fonte: ASCOM Senar-MT

Utilizar técnicas de manejo adequadas, dispensando o uso da força, para tornar potros e éguas que nunca foram montados (xucros) em animais dóceis é a base do Curso de Doma Racional de Equinos, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). No mês de fevereiro o curso foi realizado nas dependências do Parque de Exposições de Paranatinga (a 386 km de Cuiabá) promovido em parceria com o Sindicato Rural e prefeitura do município.

 

O gerente sindical de Paranatinga, Edson Silva, conta que o treinamento tem a carga horária de 40 horas e a turma foi formada por 15 alunos, entre eles uma amazona: Rebeca Carvalho. "Nunca havia montado em um animal antes. Fiquei muito feliz em aprender as técnicas, pois achava impossível deixar o cavalo manso", revelou Rebeca. "Só tenho a agradecer aos parceiros pela oportunidade que vêem dando às pessoas de se qualificarem. O curso foi um sucesso total", avaliou.

 

De acordo com o instrutor do treinamento, Silvan Mendes, a doma racional é feita em um local fechado, primeiro o animal começa a andar em circulo e os participantes do curso vão observando as reações dos animais. "Começa ali a ser construído um laço de amizade entre o animal e o aluno", explica o instrutor do Senar-MT. "Nesse tipo de doma não há violência e nem gritos no momento do manejo. Não se utiliza em momento algum algo que possa ferir os potros ou éguas que estão sendo domados, tudo é feito com muita paciência, até que os alunos consigam montar os animais sem nem um risco dos animais tentar derrubá-los", disse.

 

O Senar é uma instituição de Educação Profissional Rural voltada para produtores, trabalhadores rurais e seus familiares. Procura, por meio de eventos educacionais, mantê-los em sintonia com as exigências do mercado do trabalho. Ao lado da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), que congrega os 86 Sindicatos Rurais de Mato Grosso, e do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), integra o Sistema Famato.