ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Concerto da Sinfônica e torneio de judô animam recepção aos calouros em Sinop

Data: Quarta-feira, 14/03/2012 00:00
Fonte: ASCOM

Em continuidade à recepção aos calouros do primeiro semestre do ano letivo de 2012, a Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (Osufmt) se apresentará na quinta-feira (15), em Sinop. O concerto é gratuito e ocorrerá às 20h no Centro de Convenções da cidade, com apoio da Prefeitura Municipal.

 

Amanhã, das 14h às 18h, haverá um grande encontro de esportistas para a inauguração do tatame de artes marciais, o primeiro equipamento desportivo do campus. Segundo o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, Fabrício Carvalho, o equipamento foi adquirido porque há uma demanda no campus de Sinop, que oferece aulas de diversas modalidades, como o Judô. Na cerimônia de inauguração, o próprio pró-reitor participará de um duelo. “Fiz Judô durante muito tempo, então vamos inaugurar na prática o tatame”, disse.

 

Sob a regência do também maestro Fabrício Carvalho, o concerto contará com a presença dos solistas Maidi Dickmann (Mezzo-soprano), professora do Departamento de Artes do Instituto de Linguagens; André Vilani (barítono), integrante do Coral UFMT; e Yllen Almeida, spalla da orquestra, no violino.

 

O repertório privilegia músicas conhecidas pelo público. Iniciado com a composição erudita “Filândia”, de Jean Sibelius, o programa traz na sequência a música tema do filme “Jurassick Park”, de J.Williams. Ainda com a temática de trilhas sonoras, o público vai ouvir a música do filme “Missão Impossível”, de L. Schifrin. O repertório traz também Habanera, da ópera "Carmen" com a solista Maidi Dickmann; Cavatina de Fígaro, de G. Rossini com o solista André Villani. “Czardas”, de Vittorio Monti, é uma obra festiva – em húngaro significa Taberna - e tem como característica principal o virtuosismo do solista ao violino, acompanhado pela intensa sonoridade da orquestra. Yllen Almeida, spalla e regente assistente da OSUFMT, interpreta a obra. “Trenzinho Caipira”, de H. Villa-Lobos, conduz a plateia a uma agradável sensação de uma viagem interiorana, sentindo o ritmo do movimento. Para finalizar, “Gonzaguiana”, de C. Pereira, sobre temas de Luiz Gonzaga.

 

A Osufmt também vai se apresentar nos demais campi da Universidade no interior. Em Barra do Garças, no dia 21 e em Rondonópolis, no dia 27 de março. Os concertos vão ocorrer às 20h, também com entrada franca.

 

link blog da Orquestra:
http://www.osufmt.blogspot.com/