ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Príncipe Harry caminha pelo Alemão e conversa com moradores

O príncipe Harry em visita ao Complexo do Alemão, no Rio, em sua primeira visita ao Brasil

Data: Sábado, 10/03/2012 00:00
Fonte: DO RIO

No último programa de sua visita ao Rio, o príncipe Harry passou a tarde visitando o Complexo do Alemão, onde andou de teleférico e fez uma caminhada de cerca de um quilômetro pelas vielas e ladeiras da favela, conversando com moradores e soldados do Exército.

 

O príncipe chegou ao Alemão por volta das 13h45. Todo seu trajeto estava balizado por grades e guardado por soldados do Exército que ocupam a favela. Após pegar o teleférico e visitar alguns projetos sociais, Harry começou sua caminhada pelos becos da comunidade. Das janelas e lajes de suas casas, moradores o aguardavam e saudavam sua passagem; crianças o cercavam e acompanhavam toda a trajetória.

 

Harry demonstrou interesse e admiração com o cenário da favela. Acenou e sorriu para moradores, entrou na casa de um deles e fez várias perguntas a seus guias.

 

"Ele perguntou sobre tudo, queria saber quando a comunidade surgiu, como era o relacionamento com o Exército, como estavam as obras de infraestrutura", disse Lívio Lopes, 27, professor de inglês da ONG Educap que serviu de tradutor e guia.

 

O caçula de Charles e Diana também se impressionou com o armamento pesado dos soldados que o escoltaram. "Ele quis saber sobre a granada, o capacete. Por ter sido militar, ele conhecia o equipamento e a função. Perguntou há quanto tempo estávamos na favela e quanto tempo ficaríamos", disse o tenente Fabrício Ivasse, que fez o papel de tradutor pelo lado do Exército.

 

Ao fim da caminhada, Harry inaugurou a nova sede da ONG Educap e assistiu a um show de Diogo Nogueira para a comunidade. A convite do cantor, subiu no palco e saudou o público em português: "Oi, Alemão, tudo bom?". Logo depois, despediu-se e deixou o complexo.

 

Ainda hoje o príncipe vai para São Paulo, onde participa de um jogo de polo amanhã.