ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Luciane Bezerra parabeniza todas as mulheres pelo seu dia

Data: Quinta-feira, 08/03/2012 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Paola Carlini

O dia 8 de março é uma data muito especial, é neste momento que  se comemora o dia Internacional das Mulheres, “Em 1857 várias operárias foram queimadas ao buscar seus direitos. Hoje esta data é em homenagem a estas e todas as mulheres guerreiras que lutam pela igualdade”, explica a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB).

 

A parlamentar reflete sobre a importância da mulher no desenvolvimento da política e do mercado de trabalho, “No Brasil apenas cerca de 8% do espaço político é ocupado por mulheres. Um número muito inferior ao da Argentina, onde são responsáveis por 47% do espaço do poder. Já no mercado de trabalho as mulheres conquistaram sua independência e se tornaram grandes profissionais”, defende a parlamentar.

 

RECONHECIMENTO DO DIA INTERNACIONAL DA MULHER -  No dia 08 de março de 1857,  operárias de uma fábrica de tecidos, situada ao norte de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica onde trabalhavam e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, equiparação salarial e tratamento digno. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica. Mas somente no ano de 1975, por meio de um decreto, a data foi oficializada pela ONU.

 

“A Mulher é o pilar da sociedade e da união de uma família. Parabéns mulher por sempre lutar pela igualdade e pelos nossos direitos. Esta data é um marco na nossa história”, encerra Luciane.