ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Prefeitos esperam que Lula anuncie maior repasse ao FPM

Data: Sexta-feira, 21/05/2010 00:00
Fonte:

Fonte: RDNEWS

Termina nesta quinta (20) o encontro dos prefeitos de todo o país intitulado XIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os gestores esperam que no encerramento do encontro o presidente Lula anuncie o repasse de mais recursos ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Este é o 13º ano em que os gestores tentam obter parcerias com o governo federal, no chamado "pacote da bondade". Ainda assim, poucos participam de forma incisiva da manifestação que reúne prefeitos de todo o país.

A reportagem veiculada nesta quinta (20) pelo jornal Bom Dia Mato Grosso, transmitido pela TV Centro América, relata que os prefeitos foram recebidos pela bancada do Estado e debateram projetos importantes que estão na pauta do Congresso Nacional que podem mudar a realidade dos municípios.

Conforme a reportagem, a discussão girou em torno da proposta que determina a divisão dos royalties do pré-sal. Dependendo do resultado das negociações, as empresas poderiam até ser distribuídas entre todos os municípios brasileiros. A maior preocupação dos prefeitos é quanto à votação da emenda 29 que obriga a União a destinar pelo menos 10% do orçamento federal à saúde pública.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Pedro Ferreira, alega que as prefeituras estão repassando mais de 20% de seus orçamentos à saúde pública o que, segundo ele, prejudica as finanças. “Queremos que seja feita a regulamentação dos repasses federais à saúde, assim como a fiscalização”, ressaltou.