ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Médico truculento leva surra de pacientes em cidade de MT

Data: Sexta-feira, 21/05/2010 00:00
Fonte:

Fonte:24horasnews/João Arruda de Cáceres

O medico Napoleão de La Fuentes Vargas, de nacionalidade nicaragüense, contratado pela administração petista na cidade de Rio Branco, a 342 quilômetros de Cuiabá, Oeste do Estado, foi agredido por um grupos de senhoras daquele município, com golpes de bolsas de couro em várias partes do corpo. O motivo seria a truculência no atendimento as pacientes. Entre suas práticas estava o xingamento; ele usava paralavras como ignorantes, burras e relaxadas ao se referir às mulheres.

Inconformadas com as  ofensas verbais durante as consultas num dos postos de saúde, no setor urbano, as mulheres rio-branquenses decidiram reagir contra-atacando o medico. A frente das donas de casas, estava Brasilina Mineira e Divina Capixaba. Detalhe a formação populacional de Rio Branco tem como base levas de migrantes das Minas Gerais e do Espirito Santo.

Em grupo as mulheres encurralam o medico Napoleão aplicando lhe uma sova a base de bolsas de couro. Mesmo com gemidos e pedidos de socorros ninguém se habilitou a auxiliar o medico. Testemunhas apontam que o medico ficou com a face bastante avariada. Entretanto ele não foi o único a sofrer com fúria das mulheres: a sua secretária que atende pelo nome de Rita de Cássia Kuxoxo, tentou acalmar os ânimos e acabou sofrendo bolsadas violentas.

Nessa mesma cidade outro medico,  Victor Simon Diaz Gandrana, inscrito no CRM sob o numero 5713, foi escurraçado do município. Pesavam sobre ele acusações de hábitos incomuns aos médicos. Na cidade é de domínio publico que Grandana exigia que as pacientes adolescentes se despissem para ele as fotografasse. Num dos muitos casos, uma jovem de 13 anos, não acatou as sugestões do medico para ficar nua, e saiu correndo do posto de saúde, relatando o fato a mãe e um tio. Armado com revolver. O parente  foi até o local, mas o medico já havia sumido das redondezas.

Com a publicidade dessa situação surgiram outros fatos e mais pessoas se encorajaram em denunciar o medico Victor Simon. Pacientes que não querem ter seus nomes divulgados relataram que Grandana trancava a porta e em algumas vezes imitava cavalos relinchando ou mesmo um jumento com seu berro luxuriento, enquanto apalpava as suas clientes.

A cidade de Rio Branco tem pouco mais de 5 mil moradores, sendo em sua maioria trabalhadores que atuam na área rural, e a maior parte deles se divide entre o emprego na prefeitura ou nos canaviais da Cooperativa de Produtores de Cana de Açucar.