ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2019 -

NOTÍCIA

TCE-MT reúne os 23 municípios adesos ao PDI para definir ações de 2019

Data: Quarta-feira, 13/03/2019 13:14
Fonte: Da Assessoria TCE-MT
O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas de Mato Grosso será detalhadamente apresentado e debatido em workshop programado para esta quarta-feira, 13/03, em evento que será realizado na Escola Superior de Contas, de 8h às 18h. Pela primeira vez, estarão reunidos em um mesmo ambiente líderes, coordenadores, facilitadores responsáveis pelo PDI, pelo lado do TCE-MT e UFMT, entidade parceira, e representantes de todos os 23 municípios adesos ao programa.
 
O workshop servirá para apresentação dos resultados de 2018 e das perspectivas de 2019. É grande a expectativa com os desdobramentos dessa atividade, antecipou a secretária chefe da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras (SAUG) do TCE e responsável pela coordenação do PDI, Naíse Silva Freire. A abertura do workshop contará com uma palestra de engajamento, com o tema Coaching na Gestão Pública, a ser proferida pela especialista em liderança Tatiane Barbieri.
 
Após a abertura, que será realizada no Auditório da Escola de Contas, os representantes de municípios serão divididos em oficinas em salas da aula. Em uma delas, como o mote de “apresentar os Projetos do PDI, serão abordados os aspectos gerais do Projeto 1, de “Apoio ao Planejamento Estratégico”, do Projeto 3, de “Orientação por meio de Cursos Presenciais e a Distância”, do Projeto 4, “Controle Gerencial de obras Públicas e o uso do Sistema Geobras”, e do Projeto 5, “Modernização Institucional.
 
Em outra sala, será apresentado o projeto 2, de “Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã”. Nesse mesmo espaço, a oficina tratará de temas como “Trabalhando a Transparência nos Municípios” e “trabalhando o acompanhamento e controle de resultados”. As duas oficinas serão concluídas às 12 h. No período da tarde, duas novas oficinas, com interação com os facilitadores da UFMT, que apoio o TCE na realização do PDI e um treinamento para uso do sistema de gerenciamento de planejamento estratégico, oficina sobre o projeto 2 e interação com os consultores da UFMT. Também será feita análise dos planos estratégicos dos 23 municípios adesos ao PDI.
 
Conforme Naíse Freire, uma das novidades do workshop será a apresentação dos vários produtos e sistemas que o TCE-MT disponibiliza para a sociedade e que devem ser utilizados pelos representantes dos municípios, especialmente aqueles que atuam em suas unidades gestoras sob a luz do PDI. Serão explicados o funcionamento do Diário Oficial de Contas, Plenário Virtual, do Protocolo Virtual, do Portal de Serviços, dos sistemas GPE Cidadão, GeoObras, Radar de Controle Público entre outros.
 
São adesos ao PDI os seguintes municípios: Alta Floresta, Sinop, Água Boa, Querência, Cáceres, Diamantino, Cuiabá, Campo Verde, Várzea Grande, Confresa, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Nortelândia, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Sapezal, Primavera do Leste, Juscimeira, Jaciara, São José dos Quatro Marcos, Juína, Itiquira e Rondonópolis.